Está aqui

Lançado o Almanaque Llansol 2019

O Espaço Llansol publicou Os rostos do Tempo. Almanaque Llansol, um almanaque anual que, através das suas palavras e de fotografias dos seus lugares de vida, nos recorda a cada dia do ano a escrita e a vida desta escritora.
Foto do Espaço Llansol

Neste almanaque encontra-se uma apresentação da escritora Maria Gabriela Llansol. Encontra-se também uma breve história da forma “almanaque”. Mas encontram-se sobretudo fragmentos da sua vida: imagens dos lugares por onde passou e pensamentos dispersos pela sua obra.

Maria Gabriela Llansol (1931-2008) foi uma escritora portuguesa que esteve cerca de 20 anos exilada na Bélgica e a seguir se radicou em Sintra. Voz original e fora dos circuitos literários, falou de forma marginal sobre marginais. Foi autora de 24 livros e deixou um espólio de mais de 30 mil páginas. Dizia sentir “uma alegria profunda” por não encontrar no que escreveu “traço de ressentimento, nem de esperança vã, nem de moral grandiloquente.”

A forma-almanaque deste material permite que haja espaços no calendário que nos são deixados a nós, “legentes”, uma das suas expressões favoritas, não para completar o incompleto mas para juntar mais incompletude. O convite é de Ilse Pollack: “descobre, anota e continua as tuas buscas.”
Já o texto de João Barrento publicado neste almanaque sublinha a relação da escritora com o tempo: “toda a obra de Llansol é uma espécie de movimento contínuo e diverso dentro deste magma instável do tempo e da sua sedimentação ontológica e anímica/libidinal.”

O Espaço Llansol funciona na rua Saraiva de Carvalho, n 8, 1º F, em Campo de Ourique.

Termos relacionados Cultura
(...)