Está aqui

Laboratório Germano de Sousa encerra centro de testes à Covid-19 por três dias

O centro de testes está a realizar apenas 80 testes por dia e não os 400 que a empresa tinha anunciado. O Bloco defende que o governo deve utilizar os meios do Serviço Nacional de Saúde para fazê-lo funcionar.
Europarque. Foto do facebook.
Europarque. Foto do facebook.

O deputado Moisés Ferreira questionou esta quinta-feira o Ministério da Saúde sobre o encerramento durante este fim de semana do Centro de Testes à Covid-19 instalado no centro de congressos Europarque, em Santa Maria da Feira, que serve vários municípios.

Para o Grupo Parlamentar do Bloco, a notícia deste encerramento é “verdadeiramente incompreensível” e “algo que não se deve permitir” dado o momento vivido no país. Os bloquistas recordam que este é “um laboratório privado que faz parte do grupo de convencionados com o SNS” e que, com este encerramento, “alguém que seja considerado um caso suspeito e que tenha credencial do SNS para teste só terá duas opções: esperar vários dias para poder fazer a marcação (o que é absolutamente contraproducente e desrespeita a norma da DGS que obriga a que os testes sejam marcados até um máximo de 48h) ou deslocar-se, por vezes por várias dezenas (se não mais ) de quilómetros para realizar um teste”.

Os bloquistas insistem ainda que “tem sido notório que o convencionado que explora o Europarque tem demonstrado uma capacidade abaixo da inicialmente anunciada, realizando uma média de 80 testes por dia e não os 400 que tinha anunciado, o que tem levado até a alguma dificuldade de agendamento para testagem”.

O Grupo Parlamentar do Bloco realça ainda que estes testes são pagos pelo Estado “a cerca de 100€ o teste, o que representa uma margem de lucro significativa”, o que implica “uma obrigação acrescida de garantir a testagem dos casos suspeitos enviados pelo SNS”.

Para o Bloco “o Governo deve intervir imediatamente, impondo a abertura do Centro de Testes e assegurando o seu funcionamento e a testagem através dos meios do SNS, uma vez que o laboratório privado parece não estar interessado nesse dever público”. Isto tendo em conta também que o “SNS tem adquirido vários testes e outros componentes necessários aos testes e que é o SNS que tem neste momento maior stock de materiais de testagem e que assegura a maior parte dos testes realizados no país”.

Termos relacionados #SomosTodosSNS, Covid-19, Política
(...)