Está aqui

Krugman apela ao 'Não' no referendo grego

O Prémio Nobel da Economia manifesta o seu apoio ao governo grego e esclarece que votaria 'Não' no referendo de dia 5 de julho. Paul Krugman considera que os governos credores e as instituições europeias têm cometido “um ato de loucura monstruosa” ao empurrarem a Grécia até este ponto.
Foto do twitter de Alexis Tsipras

“Eu votaria 'Não', por duas razões. Em primeiro lugar, por muito que a perspetiva de saída do euro assuste todos - eu incluído - a troika está agora efetivamente a exigir que o regime político dos últimos cinco anos seja mantido indefinidamente. Onde está a esperança nisso?”, questiona Paul Krugman na sua coluna no New York Times.

O Prémio Nobel da Economia avança ainda que, no âmbito de um eventual Grexit, “a desvalorização não conseguiria criar muito mais caos do que já existe, e abriria o caminho para uma eventual recuperação, tal como aconteceu em muitos outros momentos e lugares”.

A Grécia não é assim tão diferente”, frisa.

Por outro lado, Paul Krugman alerta que “as consequências políticas de um 'Sim' seriam profundamente preocupantes”.

“A troika fez claramente o reverso de Corleone - fizeram a Tsipras uma oferta que ele não pode aceitar, e, presumivelmente, fizeram-no conscientemente. Assim, o ultimato foi, com efeito, um movimento para substituir o governo grego. E mesmo que não se goste do Syriza, isto é perturbador para quem acredita nos ideais europeus”, destaca.

“A hora da verdade da Europa”

Lembrando que, “até agora, cada aviso sobre uma rutura iminente do euro revelou-se errada” e que “os governos, seja o que for que digam durante a eleição, cedem às exigências da troika”, Krugman adianta “que a troika contava, ou pelo menos tinha esperança, que a Grécia fosse uma repetição desta história”.

O Prémio Nobel da Economia escreve ainda que, “politicamente, os grandes derrotados deste processo têm sido os partidos de centro-esquerda, cuja anuência com a austeridade dura – e o consequente abandono de tudo o que supostamente representavam - provoca-lhes muito mais danos do que políticas semelhantes provocam ao centro-direita”.

Sobre as razões que o levam a apoiar o referendo, Paul Krugman refere que, se o 'Não' ganhar, “o governo grego será empoderado pela legitimidade democrática”, o que, a seu ver, “ainda tem importância na Europa”.

Por outro lado, “o Syriza tem estado numa posição política delicada, com os eleitores furiosos com cada vez maiores exigências de austeridade mas sem vontade de deixar o euro”.

Para o economista, “o referendo irá, efetivamente, pedir aos eleitores para escolherem a sua prioridade, e dar a Tsipras um mandato para fazer o que tem de fazer” caso a troika continue a apertar o garrote ao povo grego.

Paul Krugman considera que os governos credores e as instituições têm cometido “um ato de loucura monstruosa” ao empurrarem a Grécia até este ponto.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Internacional
(...)