Está aqui

José Medeiros Ferreira (1942-2014)

Faleceu esta terça-feira o historiador e político socialista José Medeiros Ferreira. O velório realiza-se esta tarde no Palácio Galveias, em Lisboa.
Foto RTP/Flickr

Doutorado em História Institucional e Política pela Universidade Nova, onde dava aulas desde 1981, o açoreano Medeiros Ferreira participou na oposição à ditadura de Salazar e esteve exilado na Suíça entre 1968 e 1974. 

Medeiros Ferreira foi deputado à Assembleia Constituinte e ministro dos Negócios Estrangeiros do I Governo Constitucional liderado por Mário Soares, tendo participado no projeto de adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia . Mais tarde abandona o PS com outros elementos da "ala reformadora" para se juntar à AD de Sá Carneiro com a qual rompe em 1981. 

Quatro anos depois deu a cara pelo PRD, regressando depois às fileiras do Partido Socialista, tendo sido eleito para a Comissão Política e Comissão Nacional pela tendência minoritária de Manuel Alegre em 2004, cargos que abandonou no início de 2006.

Medeiros Ferreira nunca abandonou o debate político sobre temas nacionais e internacionais, quer na blogosfera quer nos espaços de debate nos canais informativos da televisão, tendo participado a convite do Bloco de Esquerda no Fórum Socialismo 2011, em Coimbra. 

Num dos últimos livros publicados, "Não há mapa cor-de-rosa. A História (mal)dita da integração europeia", Medeiros Ferreira argumenta contra o federalismo centralista da Europa e critica as consequências do processo de integração da moeda única europeia.

Medeiros Ferreira faleceu na manhã desta terça-feira no Hospital da Cruz Vermelha. O velório tem lugar a partir das 15h no Palácio Galveias em Lisboa

Termos relacionados Política
(...)