Está aqui

Jornalistas da rádio pública contra administração da RTP

Esta quarta-feira foi dia da rádio. Mas os jornalistas da rádio pública sentem que não há muito a festejar. Consideram que o Conselho de Administração da RTP não garante condições para prestarem serviço público. Por isso o Bloco reforça a proposta de demissão que já tinha apresentado.
Estúdio de Rádio. Foto de RTP/Flickr.

Falta de investimento, degradação de equipamento técnico e “sangria de jornalistas”. Esta “escassez de recursos materiais e humanos” e a “instabilidade provocada pela constante saída de jornalistas” fazem com que os jornalistas da Rádio Pública considerem que não têm condições para cumprir o Serviço Público de Rádio.

O plenário de jornalistas reunido esta quarta-feira foi unânime no seu veredito: a culpa destas situações é do Conselho de Administração da RTP. Sentem por isso um “profundo desagrado e descontentamento” pela forma como a Rádio “e em particular a informação” é tratada.

Para além de reclamarem “dignidade” na forma como são tratados pelo Conselho de Administração da RTP, os jornalistas exigem “medidas concretas para a salvaguarda do Serviço Público de Rádio”.

À espera de respostas, enviaram a sua moção para o Presidente da República, Governo, partidos políticos com assento parlamentar e órgãos da RTP e mandataram o Conselho de Redação para questionar a Ministra da Cultura sobre se existem “planos do Governo para reverter a atual situação da Rádio”.

Bloco insiste na proposta de demissão do Conselho de Administração

Luís Monteiro manifestou a “total solidariedade” do Bloco “com a luta e a coragem dos trabalhadores da RTP”.  O deputado adianta que o partido tem “vindo a acompanhar com bastante preocupação” o que o atual Conselho de Administração da RTP tem feito “à empresa e ao Serviço Público” e considera que o “desinvestimento que a RTP tem vindo a conhecer” é “uma escolha do Conselho de Administração que, deliberadamente, prepara esta empresa pública para uma

futura privatização”. Por isso, é claro na sua conclusão: o Conselho de Administração “tem de ser demitido.”

Recorde-se que já esta terça-feira o Bloco tinha pedido a demissão deste mesmo Conselho de Administração porque pretende despedir trabalhadores precários, vários dos quais na RTP Açores, a quem os tribunais reconheceram o vínculo laboral.

Termos relacionados Sociedade
(...)