Irlanda: Sinn Féin surge como partido mais votado nas legislativas

Com 72 dos 160 mandatos já apurados, o Sinn Féin reúne 24,53% dos votos (29 lugares), Fine Gael 20,86% (14), Fianna Fáil 22,18% (14), Independentes 15,39% (7), Green Party 7,13% (4), Solidarity - People Before Profit 2,63% (2), Labour Party 4,38% (1) e Social Democrats 2,90% (1) A contagem prossegue na manhã desta segunda-feira.
Foto de AIDAN CRAWLEY, EPA/Lusa.

Os candidatos e candidatas do Sinn Féin obtiveram uma série de vitórias estrondosas nas contagens gerais das eleições legislativas de sábado, reformulando o cenário político da Irlanda. As atenções viram-se agora para a formação do próximo governo.

A líder do Sinn Féin (SF) já veio afirmar que estamos perante uma verdadeira "revolução" no panorama político irlandês e que o Sinn Féin irá tentar formar governo, já tendo contactado para esse efeito os partidos de esquerda: “Isto já não é um sistema bipartidário”, destacou Mary Lou McDonald, citada pelo The Guardian.

"Começámos a contactar outros partidos para explorar a possibilidade de formarmos governo sem o Fianna Fáil ou o Fine Gael", adiantou ainda a candidata este domingo.

“Faremos tudo o que pudermos para garantir um governo para as pessoas. Nunca vos deixaremos para trás. Nunca vos desiludiremos”, escreveu ainda a líder do SF na sua página de Facebook.

O ex-presidente do Sinn Féin, Gerry Adams, sinalizou que a política irlandesa mudou para sempre.

Nas eleições de 2016, o Sinn Féin teve 13,8% e elegeu 22 deputados e deputadas. O FG teve então 25,5% e 47 mandatos e o FF 24,3% e 45 mandatos.

Fonte: Irish Times.