Investigadora portuguesa recebe prémio europeu

A investigadora portuguesa Marta Entradas vai receber o prémio europeu para jovens investigadores, atribuído pela Associação Europeia para a Promoção da Ciência e da Tecnologia.

O prémio, que será entregue a 25 de junho em Manchester, no Reino Unido, “reconhece investigadores de pós-doutoramento que têm demonstrado um notável desempenho de pesquisa, liderança e que tenham incorporado na sua pesquisa uma dimensão europeia”.

Pela primeira vez, este prémio vai ser atribuído a investigadores das áreas das ciências humanas e sociais, sublinha a Associação Europeia para a Promoção da Ciência e da Tecnologia.

A investigadora é atualmente bolseira Fullbright na Universidade Cornell, nos Estados Unidos.

De acordo com aquela associação, Marta Entradas tem concentrado o seu trabalho de pesquisa na área da comunicação científica e já tem 13 artigos publicados em revistas internacionais.

“Ao selecionar Marta Entradas, a comissão manifestou a sua aprovação à comunicação da ciência, uma parte essencial da agenda da ‘Ciência com e para a Sociedade’, e reconheceu o seu papel em acabar com barreiras entre cientistas, cidadãos e decisores políticos”, refere a associação, citada pela Lusa.

A investigadora recebeu no passado mês de fevereiro uma bolsa individual Marie Curie para desenvolver investigação na London School of Economics and Political Science, entre 2016 e 2018.

Atualmente, a investigadora é bolseira Fullbright na Universidade Cornell nos Estados Unidos da América.

O alemão Martijn Wieling vai igualmente receber o prémio.

Termos relacionados Cultura