Europeias 2024

Inscrições para voto antecipado terminam quinta-feira, no dia 9 pode votar onde quiser

28 de maio 2024 - 16:50

O voto antecipado vai decorrer já no próximo domingo e o processo é o mesmo das últimas legislativas. Nestas eleições será também possível pela primeira vez votar em qualquer mesa de voto no dia 9 de junho.

PARTILHAR
Mesa de voto.
Mesa de voto. Foto de António Cotrim. Lusa.

Está a decorrer o período de inscrição para o voto antecipado nas eleições para o Parlamento Europeu, para quem preferir votar já este domingo, dia 2 de junho. Este período termina no próximo dia 30, quinta-feira, e as inscrições são online na página votoantecipado.pt.

Qualquer cidadão se pode inscrever e, para completar a inscrição, é preciso fornecer o nome completo, a data de nascimento, o número de identificação civil, o contacto telefónico, endereço de email e o município onde pretende votar. Depois, é necessário indicar o concelho onde se pretende votar. A votação antecipada decorre a 2 de junho, uma semana antes das eleições. Em caso de não comparência nesta data, o eleitor poderá na mesma votar no dia 9.

Para além disso, qualquer eleitor que não tenha votado antecipadamente vai poder votar em qualquer mesa de voto no dia 9 de junho. Para isto, não é preciso qualquer inscrição prévia. Apenas comparecer com o cartão de cidadão e votar.

E isto não apenas no território nacional. Os eleitores que estiverem no estrangeiro no fim de semana das eleições poderão votar desta forma em qualquer mesa de voto disponível em cada país. Segundo um parecer aprovado pela CNE, o direito de voto deve ser exercido junto das representações diplomáticas portuguesas (embaixadas, consulados e postos consulares) onde sejam constituídas mesas de voto, que funcionam das 8h às 19h (locais) de sábado, dia 8, e das 8h às 19h (locais)  de domingo, dia 9, tendo como limite as 20h de Lisboa.

A Comissão Nacional de Eleições trocou os antigos cadernos eleitorais em papel por computadores que estarão instalados em todas as mesas de voto. O sistema eletrónico permitirá ainda saber qual o tempo de espera em cada uma das mesas de voto.