INE: Mais desemprego para os mais velhos

17 de agosto 2011 - 14:57

As estatísticas do desemprego em Portugal relativas ao segundo trimestre do ano indicam 675 mil pessoas que não conseguem emprego. A deputada bloquista Mariana Aiveca sublinha as dificuldades dos desempregados acima dos 45 anos e diz que sem a economia a crescer, não se pode reduzir o desemprego.

PARTILHAR
Com as políticas da recessão o desemprego só pode aumentar, diz Mariana Aiveca. Foto Paulete Matos

“Houve uma ligeira descida face ao trimestre anterior, mas há aqui um dado que nos ressalta, que é que na população acima dos 45 anos o desemprego aumentou, ou seja, são os cidadãos mais velhos que têm maior dificuldade em encontrar emprego”, afirmou Mariana Aiveca à agência Lusa.



A taxa de desemprego divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística passou para os 12,1%, um recuo de 0,3% em relação ao trimestre anterior. “É uma redução muito insignificante para aquilo que era expectável” num período em que o trabalho sazonal tende a aumentar, declarou a deputada do Bloco, que recordou ainda os dados da economia divulgados esta terça-feira, “que mostram que existe uma estagnação e uma recessão mais profunda no segundo trimestre de 2011”, que terá impacto natural na subida do desemprego.



“Não havendo crescimento da economia, o desemprego vai aumentar”, concluiu Mariana Aiveca, defendendo uma política para criar emprego em vez das medidas do governo que irão acentuar a recessão económica em Portugal.

Termos relacionados: Política