Está aqui

Incompatibilidade de Pizarro é "erro político grave do ministro"

Manuel Pizarro tomou posse e está em funções no Governo quando ainda surge como sócio-gerente de uma consultora na área que tutela. Pedro Filipe Soares diz que o caso ilustra a "sobranceria" da maioria absoluta.
Pedro Filipe Soares. Foto Ana Mendes.

O ministro da Saúde continua a ser notícia por causa das incompatibilidades que o rodeiam. Depois de ter anunciado a delegação de competências sobre a relação com a a Ordem dos Nutricionistas, por ser casado com a bastonária, a TVI revelou na segunda-feira que o ministro ainda é sócio-gerente de uma consultora da área da Saúde. Pizarro diz que a empresa não tem atividade e se encontra em processo de dissolução.

Questionado no Parlamento sobre mais este caso no Governo, Pedro Filipe Soares respondeu que sobre a questão legal da incompatibilidade, "o Tribunal Constitucional e o Ministério Público devem ter uma opinião sobre a matéria", pois a eles cabe essa intervenção.

Quanto à matéria política, o líder parlamentar bloquista diz que "assistimos a mais um erro e mais um caso no Governo", neste caso "um erro político grave do ministro" Manuel Pizarro. E lamentou que "mais uma vez a arrogância da maioria absoluta" se coloque à frente da discussão sobre as escolhas para o SNS.

Para Pedro Filipe Soares, esta "sobranceria" da maioria absoluta do PS na condução de "casos que se somam" contribui para a degradação da democracia no nosso país.  

"Há uma tentação de achar que estes são casos pontuais e que passam com a espuma dos dias, não percebendo que servem para mostrar a muitas pessoas a degradação do sistema político, uma certa desqualificação da democracia e com isso criam um descontentamento que se torna uma espécie de pântano do nosso regime democrático", afirmou o líder parlamentar do Bloco.

Termos relacionados Política
(...)