Extrema-direita

Imigrante vítima de ataque racista em Guimarães

07 de dezembro 2024 - 21:42

Um cidadão do Bangladesh foi atacado na noite de sexta-feira por quatro indivíduos enquanto falava ao telemóvel. Movimento Guimarães pela Liberdade denuncia "escalada de violência" da extrema-direita na cidade.

PARTILHAR
imigrante agredido em Guimarães
Imigrante agredido em Guimarães. Foto publicada por Guimarães pela Liberdade.

Segundo a denúncia do movimento Guimarães pela Liberdade, na noite de dia 6 de dezembro, entre as 22h e as 23h, na Praça Heróis da Fundação, Guimarães, uma pessoa imigrante foi brutalmente agredida por 4 indivíduos, por identificar, enquanto falava ao telemóvel. O movimento publicou um vídeo da vítima ensanguentada no local das agressões e uma foto tirada horas depois já no hospital. O jovem acabou por ser transferido este sábado para o hospital de Braga.

"A agressão foi motivada, apenas e só, pela cor da sua pele e pela sua proveniência", refere o movimento, acrescentando que "este é mais um episódio de crime de ódio e um continuar da escalada de violência que tem vindo a ser promovida em Guimarães pela extrema-direita e pelos grupos neonazis inconstitucionais", refere o movimento em comunicado.

Um membro da comunidade do Bangladesh em Guimarães confirmou à agência Lusa esta agressão e acrescentou que a vítima foi acompanhada pela polícia até ao hospital de Guimarães, desconhecendo se já tinha sido apresentada queixa, mas indicando que iria dizer à vítima para o fazer.

Este sábado à tarde, o comando da PSP de Braga disse à Lusa que "não há informações consolidadas" sobre o caso, remetendo eventuais esclarecimentos para segunda-feira.