Está aqui

Hotelaria não atualiza salários desde 2011

A hotelaria está em alta, mas quem trabalha no setor não tem aumentos há mais de cinco anos. Sindicatos realizam ações, elaboram cadernos reivindicativos e lutam por aumentos salariais dignos e contra a precariedade.
No dia 11 de abril, realizou-se uma ação à porta do Hotel Crowne Plaza Porto pelo pagamento do valor devido nos feriados, pela negociação do caderno reivindicativo, por aumentos salariais dignos e contra a precariedade – Foto da CGTP
No dia 11 de abril, realizou-se uma ação à porta do Hotel Crowne Plaza Porto pelo pagamento do valor devido nos feriados, pela negociação do caderno reivindicativo, por aumentos salariais dignos e contra a precariedade – Foto da CGTP

Apesar da excelente situação económica que vive o setor da hotelaria, restauração e turismo os salários não são atualizados desde 2011. Para a época de Páscoa deste ano a taxa de ocupação é bastante elevada e, no Porto e norte do país, os hotéis estão quase esgotados. Neste quadro, os sindicatos convocaram diversas ações para os próximos dias.

Nesta terça-feira 11 de abril, realizou-se uma ação à porta do Hotel Crowne Plaza Porto pelo pagamento do valor devido nos feriados, pela negociação do caderno reivindicativo, por aumentos salariais dignos e contra a precariedade. A ação foi organizada pelo sindicato da hotelaria do norte/CGTP.

Para os próximos dias e convocadas pelo mesmo sindicato, estão marcadas ações de denúncia e protesto à porta dos hotéis que não responderam à proposta sindical e nas Pousadas de Portugal, onde segundo a CGTP, decorrem negociações.

Estão convocadas ações para:

  • 13 de abril, a partir das 18:30 horas, em Vilamoura. Segundo a CGTP, “cCom partida junto ao Hotel Crowne Plaza Vilamoura, o protesto percorrerá a zona central de Vilamoura e terminará junto ao Hotel Luna Olympus, onde serão feitas as intervenções, entre as quais a do secretário-geral da CGTP-IN, Arménio Carlos”.
  • 13 de abril, no Hotel Palace Vidago, pertencente ao grupo Unicer, que segundo o sindicato “não dá aumentos salariais a estes trabalhadores há 6 anos e discrimina-os nos prémios e regalias sociais”;
  • 14 de abril, na Pousada do Freixo, “onde o grupo Pestana deixou de aplicar o Acordo de Empresa e está a retirar direitos”;
  • 17 de abril no hotel Ipanema Park pertencente ao grupo Hotéis Fénix, “onde os salários não são aumentados há 6 anos e o trabalho em dia feriado não está a ser bem pago”.

35 cadernos reivindicativos

Segundo a CGTP, já foram apresentados 35 Cadernos Reivindicativos, que envolvem mais de 40 estabelecimentos e mais de 2.000 trabalhadores.

A luta em torno dos cadernos reivindicativos já obteve bons resultados com a conquista de aumentos percentuais de 1% a 3% e aumentos fixos entre 10 e 30 euros. No caso dos 30 euros, a percentagem ultrapassa largamente os 3%.

A central sindical refere ainda que para, além dos aumentos salariais, “foram repostos muitos direitos como diuturnidades, progressão na carreira, pagamento devido dos feriados, subsídio noturno, subsídio de alimentação nas férias”.

Termos relacionados Sociedade
(...)