Está aqui

Hotel Nave avança para despedimento coletivo de 17 trabalhadores

Administração desta unidade hoteleira da cidade do Porto anunciou o despedimento coletivo dos 17 funcionários e o encerramento do hotel, noticia o site despedimentos.pt Situação foi divulgada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Hotelaria do Norte, que vai contestar este despedimento.
Hotel Nave - Foto da CGTP
Hotel Nave - Foto da CGTP

Esta decisão é justificada com a quebra de receitas devido à crise sanitária e com o mau estado das instalações, alegando que a necessária reabilitação do edifício é incomportável no atual contexto. A situação foi divulgada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte, que denuncia a postura da administração e afirma que “o motivo alegado não é verdadeiro”. O sindicato afirma que a empresa tem lucros acumulados e património para enfrentar esta situação, defendendo que a verdadeira intenção da administração é descartar os trabalhadores. Após uma primeira reunião de negociação sobre o processo de despedimento coletivo, em que “os trabalhadores fizeram muitas perguntas, mas não obtiveram respostas”, o sindicato já anunciou que vai contestar este despedimento.

Segundo o sindicato, “os trabalhadores acham que o edifício vai continuar a ser usado para alojamento, com esta empresa ou outra”. E acusa a administração de estar apenas a encontrar um pretexto, tendo em vista baixar custos e a perspetiva de negócios: “quer ver-se livre dos trabalhadores para fazer as obras e não pagar salários enquanto estas decorrem ou para vender o hotel sem trabalhadores, que é para este valer mais”.

Na referida reunião para negociação e informação no âmbito do processo de despedimento coletivo, a comissão sindical que representa os trabalhadores opôs-se ao despedimento e defendeu a suspensão do processo – perante a recusa da administração, anunciou então que vai contestar o despedimento e solicitou mais elementos contabilísticos da empresa. Contactado pela Lusa, o diretor do hotel recusou comentar ou dar qualquer informação sobre o despedimento coletivo em curso.

O Hotel Nave é uma conhecidade unidade hoteleira no centro da cidade do Porto, localizado na Avenida Fernão de Magalhões, a funcionar há mais de 60 anos.

Notícia publicada em despedimentos.pt

Termos relacionados Sociedade
(...)