Greve no Metro do Porto até sexta

O Sindicato dos Maquinistas anunciou uma greve no Metro do Porto, entre 27 e 30 de julho. Não há serviços mínimos. Os trabalhadores lutam pela redução do tempo máximo de serviço, implementação no Acordo de Empresa da rotação de folgas e atualização da tabela salarial.
Greve no Metro do Porto. Fotografia: Tiago Miranda

“Face à posição intransigente assumida pela empresa nas últimas reuniões de negociação, que levaram ao bloqueamento e impasse negocial, bem como uma persistente atitude de afronta levada ao cúmulo com a última proposta apresentada”, o Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses (SMAQ) decidiu avançar para uma greve, pode ler-se em comunicado da estrutura sindical.

Assim, nos dias 28 e 30 de julho está convocada greve “a todo e qualquer trabalho” enquanto no dia 27 de julho a greve é “ao trabalho suplementar, incluindo trabalho em dia de descanso semanal”.

Na greve, entre outros pontos, os maquinistas reivindicam a redução do tempo máximo de serviço em cada uma das partes de um serviço, a implementação no Acordo de Empresa da rotação de folgas em vigor e a atualização da tabela salarial com efeitos a um de janeiro de 2021.

O SMAQ indicou ainda não ter proposto serviços mínimos por entender existirem alternativas suficientes nos transportes coletivos na área geográfica abrangida pelo serviço da Metro do Porto.

Termos relacionados Sociedade