Está aqui

Greve na Portway cancelou 20 voos no Porto

A greve dos trabalhadores da empresa de handling no aeroporto do Porto obrigou ao cancelamento de duas dezenas de voos no domingo e afetou cerca de 3.800 passageiros, segundo o sindicato.
Trabalhadores da Portway
Imagem da paralisação de dezembro em Lisboa. Foto Miguel A. Lopes/Lusa

A falta de acordo entre empresa e sindicatos na reunião mantida na semana passada no Ministério do Trabalho levou os trabalhadores da Portway a regressarem à greve este domingo no Porto. Em causa está o descongelamento das carreiras previsto no acordo assinado em 2016, mas que a empresa tarda em cumprir.

Este domingo, milhares de passageiros que esperavam embarcar no aeroporto Francisco Sá Carneiro acabaram por ficar em terra. O Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil (SINTAC) calcula em cerca de 3.800 o número de passageiros afetados pela greve de domingo e o cancelamento de 20 voos. Segundo a agência Lusa, na página oficial da ANA contavam-se, entre partidas e chegadas, 19 voos cancelados até às 23h45, minutos antes do termo da paralisação.

Depois das greves em Lisboa, Porto e Faro em dezembro passado, que provocou cancelamentos e muitos atrasos no check-in, embarques e desembarques e entregas de bagagem, a greve de domingo ocorreu apenas no Porto. Mas o protesto vai continuar até março, de forma "completamente esporádica e aleatória, porque a empresa vai, de alguma forma, ter de perceber que tem de cumprir”, afirmou à agência Lusa o dirigente do SINTAC Fernando Simões.

Termos relacionados Sociedade
(...)