Greve na Dan Cake por melhores salários

Os trabalhadores estão contra o “paradigma” de pagar apenas o salário mínimo e vão manifestar-se na próxima quarta-feira.
Trabalhadores da Dan Cake em luta. Foto do Sintab.

Aumentos salariais de 10%, com um mínimo de 100 euros, fim da “avaliação de desempenho no aumento salarial”, “rutura de paradigma” de pagamento do salário mínimo nacional aos trabalhadores e um plano para o “aumento imediato dos vencimentos dos trabalhadores com início nos 850 euros como salário inicial na empresa em 2023”. Estas são as exigências que levam à greve os trabalhadores da Dan Cake esta quarta-feira.

Em nota de imprensa, o Sintab, Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústrias de Alimentação, Bebidas e Tabacos, denuncia “a falta de vontade da empresa para negociar o caderno reivindicativo dos Trabalhadores” e “o facto de as negociações de um pretenso Acordo de Empresa não sofrerem evolução, usando-as a empresa como manobra de diversão e chantagem sobre os Trabalhadores”.

O sindicato explica que se trata de uma “greve no período entre as 0h e as 24h do dia 8 de março de 2023 abrangendo os trabalhadores das duas unidades da empresa Dan Cake”, a de Póvoa de Santa Iria e de Coimbra. Este pré-aviso "abrange, ainda, os períodos antecedentes e subsequentes ao período normal de trabalho a que se refere o período principal da greve sempre que o início e fim da prestação de trabalho não coincidam com o referido período”.

Haverá ainda “ações de protesto” em frente a cada uma das fábricas nesse dia.

A Dan Cake, fundada em 1978 por Kantilal Jamnadas, foi comprada em maio de 2021 pela multinacional francesa Biscuit International. 80% da sua produção é para exportação e fatura anualmente 55 milhões de euros.

Termos relacionados Sociedade