Greve geral de 14 de novembro deverá ser ibérica

Arménio Carlos afirma que as Comisiones Obreras já manifestaram a disponibilidade para realizar uma greve geral em Espanha na mesma data. Executiva da Confederação Europeia de Sindicatos, que reúne em 16 de outubro, pode discutir outras lutas gerais para esse dia.
Arménio Carlos: CGTP tudo fará para ampliar a convergência para ter uma grande greve geral

Ao anunciar a data de 14 de novembro para uma greve geral, o secretário-geral da CGTP apelou à convergência do movimento sindical, dizendo que "tudo fará para ampliar a convergência para ter uma grande greve geral".

"Todos são bem vindos", afirmou, acrescentando que a CGTP não irá condicionar as propostas de outras organizações sindicais mas também não se deixará condicionar. O sindicalista disse que alguns sindicatos, independentes e da UGT, já manifestaram disponibilidade para participar na greve geral.

O anúncio das novas medidas de austeridade vem reforçar as razões da greve: “O que constatamos é que sendo verdade que o governo retirou a TSU, também é verdade que apresentou um conjunto de medidas que visam atingir um mesmo objetivo, ou seja, a redução dos salários e das pensões de todos os trabalhadores sem exceção”, disse o sindicalista.

Para Arménio Carlos, "esta não é uma greve só de protesto, é sobretudo uma greve de propostas alternativas para o país", e recordou que a central sindical apresentou recentemente um conjunto de propostas alternativas às medidas de austeridade que o governo tem vindo a apresentar.

O lema da greve é "Contra a Exploração e o Empobrecimento, Mudar de Política - Por um Portugal com Futuro".

Greve simultânea noutros países

Arménio Carlos disse ainda que há a possibilidade de vir a ser convocada uma greve geral em Espanha na mesma data pois as CCOO já manifestaram essa disponibilidade à CGTP, estando o processo em discussão interna.

Por outro lado, a Confederação Europeia de Sindicatos tem reunião marcada da sua executiva para 16 de outubro, onde a CGTP vai apresentar os motivos que levaram à marcação da greve geral. Daí a possibilidade que na sequência desta reunião possam surgir outras lutas gerais para a mesma data.