Greve de professores já adiou 8000 conselhos de turma

O número é a soma dos balanços diários da Fenprof. Estas reuniões serviam para lançar as notas finais dos alunos. Os professores continuam a exigir a contagem de todo o tempo de serviço e negociações com vista à recuperação dos nove anos, quatro meses e dois dias, o tempo correspondente às suas carreiras congeladas.
Com pré-avisos emitidos até dia 15 de julho, o prolongamento da greve às avaliações terá efeitos cumulativos, o que tornará cada vez mais difícil a conclusão de todos os processos de avaliação em tempo útil. Fotografia de Paulete Matos.

A greve às avaliações fez com que as escolas cancelassem cerca de oito mil reuniões (8997) dos conselhos de turma entre segunda-feira e o meio dia de segunda-feira. Tendo em conta a média de 20 alunos por turma, em apenas três dias e meio, cerca de 160 mil estudantes viram adiada a sua classificação final.

Na Madeira, o governo regional chamou os sindicatos para renegociarem a reposição do tempo de serviço, e a paralisação foi desconvocada. Nos Açores, a greve continua.

De acordo com os números dos sindicados, foram adiadas mais de 85% das reuniões. O Ministério da Educação, por sua vez, ainda não com números.

O impacto quase total destas greves depende das regras dos conselhos de turma, que só são realizados com a presença de todos os docentes responsáveis das turmas, o que permite que os professores se revezem na realização das greves. Em muitas escolas, estão a ser criados “fundos de greve”, para os quais os docentes contribuem de forma a ressarcir os grevistas pelo desconto no salário.

Termos relacionados Sociedade