Grécia anuncia acordo com credores para desbloquear nova tranche

02 de maio 2017 - 14:21

Ao fim de seis meses, as negociações a nível técnico para a segunda avaliação do memorando estão concluídas. Segue-se a negociação para o alívio da dívida exigido pelo FMI.

PARTILHAR
O ministro das Finanças grego, Euclid Tsakalotos (ao centro) e a sua equipa à saída da reunião informal dos ministros em Malta no início de Abril. Foto União Europeia ©

O ministro das Finanças grego anunciou “fumo branco” esta terça-feira nas negociações que decorrem há seis meses entre técnicos do governo e dos credores europeus.

De acordo com a imprensa internacional, este acordo prevê cortes nas pensões em 2019 e também a redução das isenções fiscais em 2020, bem como a abertura do mercado energético à concorrência privada. O pacote legislativo deverá ser discutido no parlamento grego até 16 de maio, informou o porta-voz do governo em conferência de imprensa, abrindo caminho à discussão sobre um novo alívio da dívida grega, que o FMI coloca como condição para participar no programa de financiamento ao país

Para Dimitris Tzanakopoulos, o acordo técnico alcançado é “equilibrado e sustentável”. O governo insiste que ele não trará “um único euro de austeridade” e promete apresentar ao mesmo tempo um pacote de medidas para compensar no mesmo valor os 2% do PIB das medidas previstas no acordo. entre elas estão a redução do imposto sobre empresas de 29% para 26%, do imposto sobre pessoas singulares de 22% para 20%, um corte de 200 milhões no imposto sobre imóveis e a redução da taxa de solidariedade paga por quem tem rendimentos acima dos 30 mil euros anuais.

Com este acordo, a Grécia poderá receber a tranche do empréstimo que lhe permitirá pagar 6 mil milhões de euros de outro empréstimo em julho. Para o comissário europeu Pierre Moscovici, este acordo preliminar “abre caminho para a rápida conclusão da segunda avaliação”.

“Cabe agora a todos os parceiros chegarem a um entendimento sobre a questão da dívida grega nas próximas semanas. É tempo de virar a página deste longo e difícil capítulo de austeridade para o povo grego”, acrescentou o comissário dos Assuntos Financeiros que acompanhou de perto as negociações.