Está aqui

“Grande parte da dívida grega tem de ser anulada”, diz Tsipras a Mario Draghi

O líder do Syriza reuniu esta semana com o presidente do Banco Central Europeu e aproveitou para deixar a sua proposta para um “New Deal” europeu.
Alexis Tsipras foi a Frankfurt explicar a Mario Draghi o plano do Syriza para uma saída da crise coordenada a nível europeu.

Alexis Tsipras e Mario Draghi reuniram esta terça-feira em Frankfurt, na sequência de um pedido do líder do Syriza feito há meses. “Foi um encontro que decorreu num clima construtivo”, resumiu Tsipras, satisfeito por ter feito chegar “o nosso ponto de vista sobre uma solução europeia global”, que passa por uma mudança de orientação política para fazer a Europa sair da crise.

Tsipras reconheceu que as medidas tomadas pelo BCE na semana passada “deram um passo positivo”, com os juros da dívida grega e portuguesa a atingirem mínimos históricos desta década. “Mas não são suficientes, em particular na Grécia onde não poderão funcionar, por causa da deflação e da situação muito má em que se encontram os bancos gregos”.

O líder do Syriza diz ter explicado a Mario Draghi que “a nossa convicção é que o único caminho possível para a Europa sair de forma coordenada do impasse económico, é tomar decisões políticas corajosas no sentido de um novo New Deal europeu”, com o envolvimento do BCE, Banco Europeu de Investimento e a aprovação do Conselho Europeu para uma política de desenvolvimento “exclusivamente orientada para os investimentos produtivos”.

Por outro lado, Tsipras voltou a insistir junto do presidente do BCE que sem uma anulação de grande parte da dívida pública grega “não conseguiremos fugir à tempestade da crise económica”. O candidato à presidência da Comissão pelo Partido da Esquerda Europeia diz que a solução para o “pesadelo da dívida” é semelhante à que foi aplicada à Alemanha em 1953 pelos credores internacionais.

Termos relacionados Internacional
(...)