Grécia: 19º dia de protesto frente ao parlamento

Neste domingo, mais de 20.000 pessoas manifestaram-se na praça Syntagma, pelo 19º dia consecutivo. Os trabalhadores da empresa pública de energia fazem greve na segunda feira e para quarta feira está convocada nova greve geral.
Manifestantes na praça Syntagma. 12 de Junho de 2011 – Foto de Alexandros Beltes/Epa/Lusa

Há 19 dias seguidos que milhares de pessoas se manifestam na praça Syntagma (da Constituição) em Atenas, em frente ao Parlamento grego, para protestarem contra os sucessivos pacotes de austeridade impostos pela troika Comissão Europeia, FMI e BCE e pelo governo grego.

Neste domingo, juntaram-se mais de 20 mil pessoas e o grito mais ouvido foi “Ladrões”, dirigido contra os governantes. A popularidade do Governo continua em queda contínua. Neste sábado foi divulgada uma sondagem que aponta que no último mês a percentagem de pessoas que confia no governo baixou de 34% para 26%.

Para esta segunda feira está convocada uma greve dos trabalhadores da empresa pública de energia (PPC). A greve, convocada pelo sindicato dos trabalhadores da PPC, será de 48 horas contra a privatização da empresa. O sindicato declarou no sábado: "Somos contra a venda do país. Não fecharemos os nossos olhos".

Para a próxima quarta feira, 15 de Junho, está convocada uma greve geral em toda a Grécia, contra mais um plano de cortes e austeridade do governo Papandreou, que começará a ser debatido nesse dia no parlamento. Para o mesmo dia está igualmente convocado um cordão humano à volta do parlamento, em Atenas.