Está aqui

Governo pôs em consulta pública mais dois furos de petróleo

O governo pôs esta quarta-feira, 7 de novembro, em consulta pública dois novos furos para prospeção e pesquisa de hidrocarbonetos convencionais na Batalha e em Pombal. Estas duas concessões foram atribuídas cinco dias antes das últimas eleições legislativas.
"Stop Furos", manifestação em Lisboa - Foto Climaximo
"Stop Furos", manifestação em Lisboa - Foto Climaximo

As consultas terão lugar entre os dias 7 de novembro de 2018 e 27 de novembro de 2018, para as áreas de concessão de Batalha e de Pombal. As duas sondagens serão convencionais, ou seja, serão sem recurso a fraturação hidráulica (fracking).

Em ambos os casos, a entidade promotora dos projetos é a Australis Oil & Gas Portugal, Sociedade Unipessoal, LDA.

Quando foram atribuídas as concessões e quem é a Australis Oil & Gas Portugal?

Estas duas concessões em terra, em Batalha e Pombal, foram concedidas no dia 30 de setembro de 2015, ou seja cinco dias antes das eleições legislativas de 4 de outubro de 2015. (ler Reportagem: exploração de petróleo contestada em Portugal). O ministro do Ambiente do governo PSD/CDS, então em funções, era Jorge Moreira da Silva e Paulo Carmona era o presidente da Entidade Nacional para o Mercado dos Combustíveis (ENMC), que veio a assinar o contrato de concessão. As duas concessões, de Batalha e Pombal, têm uma área de 3.780 km quadrados.

Paulo Carmona, apesar de ser então presidente do regulador, era um entusiasta das concessões, defendendo que "se encontrar petróleo ganharemos todos, se não encontrar ganha o Estado", uma perspetiva abertamente favorável às concessionárias, como se estas estivessem a prestar um serviço ao país (Ler Petróleo em Portugal: Quem vem pra jantar?).

Segundo escreve João Camargo no artigo acima citado, a Australis Oil & Gas Ltd é a resultante da compra da australiana Aurora Oil & Gas pela canadiana Baytex Energy, em 2014, negócio que terá tido como principal objetivo a expansão da empresa canadiana para a extração não convencional (fracking). Ian Lusted, atual diretor geral e CEO da Australis Oil & Gas Ltd, afirmou em janeiro de 2016, à Business News: "Falámos com os portugueses e ficámos com as concessões, com a vantagem de que todos os dados já estão recolhidos sem nunca terem sido testados.(...) É uma entrada barata, com muito pouco investimento, que pode ser muito rentável com uma pequena subida no preço do petróleo".

Em post no facebook, João Camargo declara: “Derrubámos as outras e derrubaremos estas!”

 

Termos relacionados Petróleo em Portugal, Ambiente
Comentários (1)