Está aqui

Governo não publicou tradução do acordo com a troika

Treze dias depois de ter assinado o acordo com a troika, o Governo ainda não disponibilizou a tradução para português do memorando onde estão expressas as condições do empréstimo a Portugal. Única tradução existente foi feita pelo blogue aventar.eu.
Sócrates insistiu em que haveria uma tradução do memorando em português no site do Ministério das Finanças, o que é falso.

O Memorando que concentra as medidas com as quais José Sócrates e Teixeira dos Santos, com o acordo do PSD e do CDS, se comprometeram para que Portugal receba a ajuda financeira da União Europeia e do FMI, foi anunciado pela própria troika a 3 de Maio e disponibilizado um dia depois pela imprensa em inglês. Treze dias depois, o Governo ainda não publicou uma versão em português, a única que o tornaria amplamente acessível e conhecido.

Ainda esta segunda-feira, no debate televisivo com Jerónimo de Sousa, Sócrates foi questionado pela jornalista sobre a existência de uma versão traduzida do memorando da troika. O Primeiro-ministro mostrou-se confuso, insistindo em que haveria uma versão em português publicada pelo Governo, o que se verifica ser falso.

Tanto no portal do Ministério das Finanças, como no do executivo, apenas está publicada uma versão do pacote de medidas em 15 slides  (uma versão em inglês e outra em português), apresentada por Teixeira dos Santos a 5 de Maio.

Certo é que a única tradução completa disponível na internet até agora foi feita por bloggers e encontra-se publicada no blogue Aventar.eu.

“É uma leitura obrigatória para qualquer português que se preocupe minimamente com o que o rodeia e com o que vai acontecer nos próximos 3 anos em Portugal. Se ler este documento vai verificar que as instruções do CE, BCE e FMI são muito mais profundas e abrangentes do que à primeira vista possa parecer”, lê-se no blogue.

Ler versão em português do Memorando da troika, traduzida pela equipa do Aventar, com as contribuições de Pedro Braz Teixeira (revisão e comentários à secção 1 do memorando), autor do blogue O Abelhudo, sobre política e economia, Ricardo Cruz (tradução da secção 7), Alberto Flores (exportação para formato ePub) e de vários leitores do Aventar que mandaram pequenas correcções e comentários.
 

Governo não publicou a tradução do acordo com a troika

Termos relacionados legislativas 2011, Política
(...)