Está aqui

Glaciar no Monte Branco em risco de colapso

Na montanha mais alta da Europa Ocidental, um glaciar está em risco de colapso. Autoridades encerraram estradas em torno da zona e atribuem o fenómeno às alterações climáticas.
Encosta sul da montanha de Grandes Jorasse, com o glaciar de Planpincieux à esquerda, 2014. Foto: Arjuno3/Wikimedia Commons.
Encosta sul da montanha de Grandes Jorasse, com o glaciar de Planpincieux à esquerda, 2014. Foto: Arjuno3/Wikimedia Commons.

O glaciar de Planpincieux (mapa), na parte italiana da montanha mais alta da União Europeia, o Monte Branco, está em risco de colapso e levou as autoridades a fechar os acessos à zona.

O alerta foi dado por cientistas que monitorizam a situação na montanha: uma parte do glaciar está a deslizar 50 a 60 centímetros por dia e está em risco de colapsar, lançando uma avalanche de 250 mil metros cúbicos de gelo.

Stefano Miserocchi, o autarca de Courmayeur, povoado italiano a 1200 metros de altitude no sopé do Monte Branco, mandou em resposta encerrar a estrada que atravessa o Vale Ferret, ao fundo da encosta sobre a qual o glaciar ameaça desmoronar-se.

Em declarações à imprensa italiana, Miserocchi atribuiu o fenómeno às alterações climáticas: "estes fenómenos mostram de novo como a montanha está a passar por uma fase de grandes alterações devido a fatores climáticos, e por essa razão encontra-se especialmente vulnerável". Miserocchi afirmou não haver risco para as habitações e hotelaria da zona, mas foram evacuados os abrigos de montanha na zona de Rochefort, no enfiamento do glaciar em risco.

Os técnicos do governo regional do Vale de Aosta e da Fondazione Montagna Sicura (Fundação Montanha Segura) dizem que é impossível prever com precisão em que momento a massa de gelo colapsará. O glaciar de Planpincieux tem sido monitorizado desde 2013, procurando os técnicos estabelecer a frequência a que o gelo derrete, segundo a BBC.

O Monte Branco é o maior maciço montanhoso da Europa Ocidental, abrangendo onze picos acima dos 4 mil metros de altitude. Atrai todos os anos centenas de milhares de visitantes.

Termos relacionados Ambiente
(...)