Está aqui

Fumaça recolhe 20 mil euros para investigação jornalística

O Fumaça é um órgão independente de informação online que se dedica ao jornalismo de investigação e aposta no áudio. Com o objetivo de financiar a realização de reportagens e séries documentais lançou o crowdfunding, que terminou esta segunda-feira.
 Fumaça é um órgão independente de informação online que se dedica ao jornalismo de investigação e aposta no áudio
Fumaça é um órgão independente de informação online que se dedica ao jornalismo de investigação e aposta no áudio

O Fumaça é, segundo as suas próprias palavras, “um órgão de comunicação social independente, progressista e dissidente que aposta no jornalismo de investigação em áudio, feito com profundidade e tempo para pensar”. Este órgão foi lançado em 2016, “sendo distribuído principalmente como um podcast”.

O Fumaça decidiu lançar um crowdfunding para financiar a realização de reportagens e documentários áudio sobre cinco temas: “Presos e Prisões: Com que Direito?”, “Bairros PERdidos”, “Mulheres Esquecidas: Um ar que se lhes deu”, “Dentro do armário do autismo” e “A nova escravatura”.

Em dois meses de crowdfunding, o Fumaça conseguiu obter os fundos necessários para a realização dos documentários referentes às investigações sobre os três primeiros temas atrás citados. A iniciativa permitiu obter cerca de nove mil euros para o tema “Presos e Prisões: Com que Direito?”, quase seis mil euros para “Bairros PERdidos” e cerca de 5.800 euros para “Mulheres Esquecidas: Um ar que se lhes deu”.

O Fumaça tem planeada a angariação de fundos para as duas outras investigações “Dentro do armário do autismo” e “A nova escravatura”, que estavam inicialmente no projeto de crowdfunding lançado em março deste ano, mas tiveram de ser suspensos devido à pandemia.

Termos relacionados Sociedade
(...)