Está aqui

Fracking: Uma violação dos direitos humanos

O governo britânico está a promover o fracking mesmo com os seus impactos documentados sobre a saúde da população e sobre o meio ambiente. Artigo de Richard Heasman, DeSmog Blog.

Um relatório honesto e direto encomendado pela Fundação Bianca Jagger de Direitos Humanos foi entregue esta semana a David Cameron e instou o governo a investigar o impacto do fracking nos direitos dos indivíduos.

O relatório cita as responsabilidades do governo britânico com os direitos humanos se o fracking explodir comercialmente ao redor do Reino Unido. Foi co-escrito pela Rede Global de Estudo dos Direitos Humanos e Meio Ambiente assim como pelos Conselheiros de Direitos Humanos e Meio Ambiente e o Consórcio dos Direitos Humanos na Universidade de Londres.

O seu foco incide sobre as implicações na saúde das pessoas que vivem perto dos locais do fracking, onde o governo “é legalmente obrigado a respeitar e proteger os direitos humanos, sob a proteção da própria Lei de Direitos Humanos, de 1998, e da Convenção Europeia de Direitos Humanos.”

Sob essas leis, o Reino Unido é obrigado a considerar os impactos ambientais da indústria sobre os seus cidadãos consultando a população, assim como primar pelo "direito à vida", que protege os cidadãos de viverem próximo de áreas perigosas e contaminadas, incluindo fontes de água tóxica.

O relatório também elucida os esforços do governo em propagandear os pontos positivos do fracking com uma revisão informativa contendo reivindicações consistentes de que o gás de xisto quando queimado produz menos emissões de gases do efeito estufa do que o carvão queimado.

Essa reivindicação é contestada pelo relatório, que foi pessoalmente entregue na casa do Primeiro Ministro em Westminster por Bianca Jagger, a advogada de direitos humanos e do Council of Europe Goodwill Ambassadors, que acredita que tecnologias renováveis oferecem maiores vantagens ao meio ambiente do que os combustíveis fósseis.

“Agenda do fracking”

O relatório cita particularmente uma apresentação ao Conselho de Direitos Humanos da ONU em 2011 que dizia que: "o dano ambiental causado pela fraturação hidráulica para o gás natural é uma 'nova ameaça aos direitos humanos'."

Falando sobre o relatório, Jagger declarou: "O governo britânico está a promover o fracking mesmo com os seus impactos documentados sobre a saúde e o ambiente. O governo desconsiderou os direitos humanos de cidadãos comuns".

“Eles estão a apressar as mudanças da lei de trespasse para agilizar a capacidade das companhias de gás de xisto de perfurar debaixo da casa das pessoas sem o seu consenso. A rescrição da lei está a ser introduzida mesmo com uma preocupação pública geral sobre os impactos ambientais e sobre a saúde e diante da resistência de pessoas comuns”.

“A Lei de infraestrutura [que cobre o desenvolvimento do gás de xisto] é uma violação dos nossos Direitos Humanos básicos e do nosso processo democrático”.

O governo sofreu recentemente intensas críticas sobre uma emenda proposta à Lei da Infraestrutura que permitiria às companhias de fracking usarem “qualquer substância” debaixo das casas das pessoas durante a extração do gás de xisto.

O relatório da Fundação conclui: “Não houve praticamente nenhuma consideração no nível político das dimensões de direitos humanos sobre o fracking.”

Artigo publicado na Carta Maior.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Ambiente
(...)