Está aqui

Fotógrafos portugueses comprometem-se com boicote a Israel

Por ocasião do Dia Mundial da Fotografia, assinalado a 19 de agosto, mais de 40 fotógrafos portugueses, professores de fotografia e estudantes de fotografia aderem ao boicote cultural a Israel e declaram apoiar “a luta palestiniana pela liberdade, justiça e igualdade”.
O boicote cultural faz parte do movimento global de Boicote, Desinvestimento e Sanções (BDS). Foto de José Manuel Teixeira.

“Em resposta ao apelo de fotógrafos, jornalistas e trabalhadores culturais palestinianos para um boicote cultural a Israel, comprometemo-nos a não aceitar convites profissionais ou financiamentos do Estado israelita ou cooperar com qualquer instituição ligada ao seu governo, até que Israel cumpra com a lei internacional e os princípios universais de direitos humanos", lê-se no documento.

Tal como assinala o Comité de Solidariedade com a Palestina, este compromisso é o primeiro deste género “e segue iniciativas semelhantes de boicote cultural a Israel por centenas de artistas de relevo nos EUA, Reino Unido, África do Sul, Canadá, Suíça e França”.

O compromisso com o boicote cultural, que faz parte do movimento global de Boicote, Desinvestimento e Sanções (BDS), surge “em resposta ao apelo de 2004 de artistas e trabalhadores culturais palestinianos” contra “o uso instrumental da cultura”, por parte de Israel, “para branquear a opressão sobre os palestinianos”.

“Os artistas de fotografia palestinianos não escapam à brutalidade da ocupação israelita”, refere o Comité de Solidariedade com a Palestina, assinalando que os artistas, no geral, “são expostos à mesma violência perpetrada pelo exército israelita contra todos os palestinianos”.

“Em 2014, Israel foi considerado o segundo país mais letal para jornalistas. Israel continua a intensificar os seus ataques contra jornalistas em 2017”, acrescenta a organização, destacando que “os ataques de Israel contra fotógrafos palestinianos e internacionais fazem parte de uma política sistemática e foram perpetrados com impunidade”.

Entre os fotógrafos que se comprometem com o boicote cultural a Israel estão João Pina, vencedor da Prémio Estação Imagem Viana do Castelo 2017, o único prémio de fotojornalismo de Portugal, Miguel Carriço, vencedor do prémio do Bienal de fotografia de Vila Franca de Xira 2012, o fotógrafo-viajante Nuno Lobito, personalidade de TV e um dos portugueses mais viajados de todos os tempos, José Soudo, veterano professor de fotografia e historiador, e João Henriques, vencedor do Prémio Fnac New Talents de 2015.

Segundo Miguel Carriço, que testemunhou na primeira pessoa “os crimes que se praticam (todos os dias) na Palestina por parte de Israel, subscrever esta causa é um ato natural, tão natural que se torna fundamental aderir e divulgar esta causa por todos os meios possíveis.”

Já Nuno Lobito destaca que “chegou a altura para que o apartheid israelita receba o mesmo tratamento que o apartheid sul-africano, e ser alvo de um boicote abrangente internacional até que sejam respeitados os direitos humanos”.

“Os fotógrafos não podem continuar em silêncio sobre o tratamento dos seus colegas palestinianos sob uma ocupação indefensável, que dura há mais de meio século. Os palestinianos pediram a nossa solidariedade através do boicote e este compromisso é a nossa contribuição prática para a sua luta”, avança o fotógrafo-viajante.

José Soudo lembra que “a História da actividade Fotográfica, está cheia de exemplos, que nos chegam desde o século XIX até aos dias de hoje, que nos comprovam que muitos e excelentes fotógrafos colocaram o seu olhar ao serviço dos desfavorecidos e dos oprimidos”.

Para João Henriques, “participar desta solidária iniciativa Fotógrafos pela Palestina é também constituir uma prece pelos povos em sofrimento na região, ao mesmo tempo acreditando na fotografia enquanto potência, para testemunhar, para gerar consciência, para verter empaticamente em nós o tempo presente do Outro”.

O Comité de Solidariedade com a Palestina informa que os fotógrafos portugueses ou residentes em Portugal que desejem juntar o seu nome a esta iniciativa devem escrever uma mensagem para [email protected]

O apoio ao boicote cultural de Israel goza de um amplo apoio internacional. Roger Waters, Ken Loach, Mike Leigh, Lauryn Hill, Mark Rylance, Emma Thompson, Alice Walker, Naomi Klein, Elvis Costello, Brian Eno, Jean Luc Godard e Mira Nair são algumas das personalidades que aderiram a esta causa.

Em 2011, o Festival Internacional LGBT Queer Lisboa rejeitou o patrocínio israelita na sequência de uma campanha BDS. Em 2017, os ativistas do BDS pediram ao Festival de Almada para cancelar uma colaboração com o governo israelita e a sua campanha de marketing Brand Israel.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Sociedade
Comentários (4)