Está aqui

Figuras da ditadura dão nome a ruas em 78 concelhos portugueses

Só Salazar é nome de 15 ruas em todo o país, para além de uma escola-cantina em Santa Comba Dão. São mais de cem os topónimos associados a figuras do Estado Novo.
Figuras da ditadura dão nome a ruas em 78 concelhos portugueses
Escola-cantina Salazar, em Santa Comba Dão, Viseu. Imagem retirada de jornaldocentro.pt.

A ditadura de António Oliveira Salazar teve fim há quarenta e quatro anos, mas continuam a haver ruas em Portugal com nomes de figuras do Estado Novo. Mais concretamente, há 78 concelhos portugueses nesta situação. Só Salazar dá nome a 15 ruas.

A notícia é da agência Lusa, com base em dados facultados pelos CTT, que dá conta de mais de uma centena de topónimos associados a protagonistas do Estado Novo.

Há 15 ruas que mantêm o nome de António de Oliveira Salazar: de Vila Flor (distrito de Bragança) e Santo Tirso e Igreja, em Vila Nova de Gaia (Porto), Vila Seca no distrito de Viseu, Armamar, no concelho de Armamar, Carregal do Sal, Castainço, no município de Penedono, e no Vimieiro, no concelho de Santa Comba Dão, de onde Salazar era natural. O nome está ainda em placas toponímicas de Cafede, em Castelo Branco; Barreiros e Monte Real, no concelho de Leiria; Ansião (distrito de Leiria); Santa Cita, em Tomar (Santarém); Dagorda, no Cadaval (Lisboa) e Clara-a-Velha, em Odemira (Beja).

Ainda em Santa Comba Dão, a Câmara Municipal anunciou que pretende dar início à primeira fase de requalificação da escola-cantina Salazar, com o objetivo de aí instalar o Centro Interpretativo do Estado Novo. Leonel Gouveia, presidente eleito pelo Partido Socialista, explica que este projeto insere-se na aposta que está a ser feita no desenvolvimento turístico do concelho.

Também Marcelo Caetano dá nome a 11 placas toponímicas (desde ruas a uma avenida, uma praceta, um largo e um beco) na Maia (Porto), Pombal e Peniche (Leiria), Tomar (Santarém) e Cadaval, Cascais e Sintra (Lisboa). Só no Cadaval Marcelo Caetano dá nome a três espaços.

Além da toponímia, há diversos locais onde a presença das figuras do Estado Novo está bem presente, como a estátua do marechal Gomes da Costa, em Braga, a ponte Duarte Pacheco, em Penafiel (Porto), o viaduto Duarte Pacheco, em Lisboa, ou o aeroporto da capital - Humberto Delgado.

Termos relacionados Sociedade
(...)