Está aqui

Festa do Teatro de Setúbal com programação diversificada

A XVIII Festa Internacional do Teatro de Setúbal que decorre entre 18 e 28 de agosto naquela cidade divulgou a programação do evento que contará com a exibição de 29 espetáculos, oficinas de teatro e também espetáculos de rua e uma mostra de curtas-metragens.

Segundo a organização do festival, a “secção oficial”, terá 12 peças de teatro, sujeitando oito peças a concurso, e nove espetáculos extraconcurso, englobando a chamada “Festa do Teatro”.

A edição deste ano do Festival “oferece uma programação que mostra a variedade do espetro criativo existente no país e além-fronteiras, pugnando sempre pelo valor artístico e social”, disse à Lusa uma fonte da organização.

“O festival serve também de interlocutor entre os artistas e a comunidade, potenciando hábitos de fruição cultural e apostando na formação de públicos e no desenvolvimento da sua capacidade crítica”, acrescentou.

Um “confessionário urbano”

“Bichos e leões”, do ciclo Novas Bacantes, pela Companhia João Garcia Miguel, “I can't breathe”, uma coprodução da Culturgest/Artistas Unidos e Festival Temps d'Images, “Variações à beira de um lago”, pelo Teatro dos Aloés, e “Clássicos cómicos”, pelos espanhóis do Teatro Corsario, contam-se entre os 12 espetáculos da secção oficial.

Na programação da secção a concurso, denominada “Mais Festa", com um total de oito espetáculos, podem ser vistas peças como “Las sillas”, pela companhia espanhola Mundanal Ruído Teatro, “Um novo dia”, pelas Artes Dubairro, “Padam Padam”, pelos Faísca Teatro, e “Karingana Blues”, pelo Bica Teatro.

No que diz respeito à secção extraconcurso poderão ser vistos nove espetáculos, sendo que dois serão de música. Entre estes, importa destacar as peças “Making Space – Uma caminhada de despojamento”, um espetáculo sobre Bocage pelo ator setubalense José Nobre, e “Teatro Dom Roberto”, pelo Valdevinos-Teatro de Marionetas.

Em termos complementares haverá ainda uma mostra de curtas-metragens da responsabilidade da Experimental Associação e ainda conversas que incidirão sobre “ O (E)estado da arte na educação” e que contarão com a presença de várias personalidades ligadas ao meio teatral como o dramaturgo Armando Nascimento Rosa e encenadores e atores como Rita Durão, Pedro Martins Silva e ainda o diretor da companhia do Teatro de Setúbal, José Maria Dias.

A organização destaca ainda a iniciativa intitulada “Escuto grátis”, que se assemelha a um “confessionário urbano” e que de acordo com a organização é uma ideia que nasceu nos Estados Unidos consistindo em escutar as pessoas de forma “gratuita”.

A iniciativa vai desenrolar-se em vários espaços como o Convento de Jesus, a Casa da Cultura, o Fórum Municipal Luísa Todi, o Largo do Sapalinho, o Parque do Bonfim, o Largo de Santa Maria, a Praça do Bocage, a Casa da Baía, o Museu de Arqueologia e Etnografia de Setúbal (MAEDS) e o espaço Gasshô.

Termos relacionados Cultura
(...)