Ferroviários em greve este fim-de-semana sem serviços mínimos

Os trabalhadores ferroviários da CP, Medway e Takargo estarão em greve este fim-de-semana contra a possibilidade de circulação de comboios com um único agente.
Esta paralisação será a terceira deste mês e está relacionada “questão do agente único” (revisor). Fotografia de Paulete Matos.

De acordo com o acórdão disponível na página do Conselho Económico e Social (CES), não foram definidos serviços mínimos para a greve, impondo-se apenas a realização de comboios de socorro.

Os sindicatos foram ouvidos e os árbitros do CES consideraram que “parece não existirem populações que fiquem sem meios de transporte ou isoladas por causa da presente greve”. Consideram, desta forma, que não se põe em causa o direito de deslocação, já que no dia da greve dos ferroviários haverá outros meios de transporte disponíveis.

“A greve tem apenas a duração de um dia, embora os seus efeitos possam repercutir-se para além do período de greve”, lê-se no documento referido.

“Em face dos interesses em presença e de uma ponderação constitucionalmente adequada e tendo em conta greves semelhantes anteriores onde não foram decretados serviços mínimos, não se afigura justificável alterar o sentido da decisão”, acrescentam.

Desta forma, deverão ser assegurados comboios de socorro no período de greve em Contumil e Pampilhosa.

A greve para este fim de semana (S. João) para os trabalhadores a norte de Coimbra segue-se à de 12 e 13 de junho (Santo António) dos trabalhadores ferroviários com local de trabalho entre Coimbra e Vila Real de Santo António.

O presidente do Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI) garantiu que a adesão dos trabalhadores à greve da CP e empresas de transporte de mercadorias no Santo António “foi total”, com exceção dos trabalhadores que foram escalados para serviços mínimos eno decretados.

Esta paralisação será a terceira deste mês e está relacionada com a “questão do agente único” (revisor).

Termos relacionados Sociedade