O coordenador do Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário (SNTSF), José Manuel Oliveira, declarou à Lusa que além da paralisação parcial de uma hora no dia 30 de Setembro, na última hora de trabalho, a próxima reunião entre o sindicato e as comissões de trabalhadores do sector, que terá lugar a 19 de Setembro, pode decidir novos protestos.
Segundo José Manuel Oliveira, o objectivo da greve de 30 de Setembro é: “Fazer notar à administração da Refer – Rede Ferroviária Nacional - que um direito dos trabalhadores, que é a utilização do transporte ferroviário, pode deixar de existir devido a um conjunto de procedimentos que a empresa quer fazer”.
Actualmente os trabalhadores da Refer podem usar o transporte ferroviário, quando estão em serviço, apresentando simplesmente o cartão de funcionários. Segundo o coordenador do SNTSF, está a começar a ser exigido aos funcionários que apresentem previamente o cartão nas bilheteiras para poderem viajar em serviço, porém muitas bilheteiras estão encerradas ou a encerrar.