Faleceu Joaquim Ortiz

10 de agosto 2011 - 16:37

Faleceu, nesta quarta feira, Joaquim Campante Ortiz destacado lutador anti-fascista e primeiro presidente do Sindicato Nacional dos Correios e Telecomunicações (SNTCT), criado após o 25 de Abril. Joaquim Ortiz foi também dirigente nacional da UDP e autarca na Assembleia Municipal da Moita.

PARTILHAR
Joaquim Ortiz no plenário dos trabalhadores dos CTT, 1974 - Foto do site do SNTCT

Carteiro de profissão, activista anti-fascista e lutador pelas causas sociais, Joaquim Ortiz destacou-se como sindicalista, tendo sido também dirigente e presidente do Ginásio Atlético Clube, uma importante colectividade da Baixa da Banheira. Foi ainda fundador da UDP.

Logo após o 25 de Abril, os trabalhadores dos CTT lutaram por criar o seu sindicato, decisão que foi tomada num plenário dos trabalhadores da empresa realizado a 5 de Maio de 1974 no Pavilhão dos Desportos, em Lisboa. Tendo um papel decisivo nesse plenário, onde se constituiu a primeira comissão pró-sindicato, Joaquim Ortiz foi eleito para primeiro presidente do SNTCT. Como dirigente sindical, destacou-se na luta pelo primeiro caderno reivindicativo dos trabalhadores dos CTT e na luta pelo saneamento dos elementos ligados à PIDE (polícia política do regime fascista). Numa entrevista dada em 1999 ao jornal online Setúbal na Rede, Joaquim Ortiz contou, com singular humildade, como protagonizou essa luta e sublinhou: “Ninguém nasce revolucionário e o que leva as pessoas a fazerem certas coisas é o princípio da justiça.”

Joaquim Ortiz foi também fundador da União Democrática Popular (UDP) e dirigente nacional nos anos 70, tendo pertencido ao seu secretariado nacional no final dessa década.

O corpo de Joaquim Ortiz irá estar em câmara ardente no Ginásio da Baixa da Banheira a partir das 18 horas desta quarta feira, realizando-se o funeral amanhã pelas 10 horas, para o Cemitério Novo da Moita.

Termos relacionados: Sociedade