Está aqui

"A Fábrica de Nada" recebe prémios em festivais de cinema do Iraque e Hungria

O filme, que já tinha sido distinguido nos festivais de cinema de Cannes e de Munique, integra agora o Festival de Toronto, no Canadá, e em outubro vai marcar presença no Festival de Londres. "A Fábrica de Nada", de Pedro Pinho, estreia em Portugal a 21 de setembro.

O filme "A Fábrica de Nada" foi laureado com o Prémio de Melhor Realização na quinta edição do Duhok International Film Festival, no Iraque, e o Grande Prémio do Júri no CineFest Miskolc Internacional Film Festival, que terminou este domingo na Hungria.

O filme de Pedro Pinho já tinha distinguido com o Prémio FIPRESCI, da Federação Internacional de Críticos de Cinema, no Festival de Cannes, e recebeu o Prémio de Melhor Filme no Festival de Cinema de Munique.

Atualmente, "A Fábrica de Nada" integra o Festival de Cinema de Toronto, que está a decorrer no Canadá, e, em outubro, será exibido no Festival de Cinema de Londres. O filme encontra-se ainda entre os pré-selecionados para os prémios da Academia Europeia de Cinema.

Com três horas de duração e a participação de atores e não atores, o filme apresenta a vida de operários que tentam segurar os postos de trabalho recorrendo a formas de autogestão, por forma a evitar o encerramento da fábrica.

Pedro Pinho assina a realização de “A Fábrica de Nada”, mas o filme foi construído em conjunto com Luísa Homem, Leonor Noivo e Tiago Hespanha, a partir de uma ideia de Jorge Silva Melo e da peça de teatro "A fábrica de nada", de Judith Herzberg.

“A Fábrica de Nada” estreia dia 21 de setembro nas salas de cinema em Portugal. Em Lisboa, estará em exibição no Cinema Ideal, Cinema Nimas e Cinema UCI El Corte Inglés, no Porto, no Campo Alegre e Arrábida Shopping, em Coimbra, no Coimbra Alma Shopping, em Leiria, no Leiria Cinema City e, em Setúbal, no Cinema Charlot.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Cultura
(...)