Está aqui

Extremas-direitas em debate no Palácio Galveias

As velhas e novas extremas-direitas vão estar em debate esta quinta-feira ao final da tarde no Palácio Galveias em Lisboa. Sessão organizada pela Cultra pretende analisar as raízes de um fenómeno que está a reemergir e como se compara com o passado.
Cartaz do debate. Imagem de Cultra.

As extremas-direitas vão estar em debate esta quinta-feira, 9 de maio, pelas 18h30, no Palácio Galveias em Lisboa. O debate "Velhas e novas extremas-direitas", organizado pela Cultra com o apoio da rede Transform Europe, contará com intervenções dos historiadores Cecília Honório, Fernando Rosas e Manuel Loff, e de Giuseppe Cugnata, investigador e ativista do Espaces Marx em França, que analisará as especificidades do caso francês e italiano atual.

Que extremas-direitas são estas que combatemos? Em que medida se distinguem das dos anos 30? De que forma se articulam com as direitas tradicionais? Estão a colocar em causa a democracia? Que tipo de novo regime autoritário preconizam? Será que vivemos uma nova ameaça dos fascismos? Em que termos?

Estas são algumas questões de partida, a partir das quais se vai debater as reconfigurações da extrema-direita a nível mundial, as suas articulações com as direitas tradicionais e com as mutações no centro político.

Termos relacionados Cultura
(...)