Exposição dos 20 anos do Bloco de Esquerda patente no Porto até 16 de maio

Com o título “20 Anos a construir impossíveis”, a exposição é a maior mostra de materiais (veja alguns neste artigo) alguma vez realizada, um grande repositório das duas últimas décadas da história do partido e também do país.
Inauguração da exposição teve a presença de Catarina Martins e Marisa Matias

Esta exposição é feita no âmbito das comemorações dos 20 anos do Bloco. É uma exposição documental, com materiais editados pelo Bloco em todos estes anos.

Não sendo uma exposição de tudo o que o Bloco editou - tal seria impossível no espaço da exposição - é contudo a maior mostra de materiais que alguma vez realizámos, um grande repositório das duas últimas décadas da história do partido e também do país.

Demos um destaque especial aos primeiros anos por duas razões: em primeiro lugar, porque são materiais totalmente desconhecidos das pessoas mais novas e, em segundo, porque são documentos que muito dificilmente se conseguem encontrar na internet, problema que poderá vir a ficar resolvido depois da grande recolha que agora fizemos, com grande benefício para os historiadores que se interessem pelo tema.

Revista Visão setembro de 1999

Revista Visão, setembro de 1999

Turquia - crachá

Além dos documentos do Bloco (cartazes, folhetos, jornais), poderão também ser vistos na exposição materiais relativamente desconhecidos, oriundos de outros países, de partidos que utilizam o símbolo do Bloco, ou ainda simples curiosidades, como alguns alguns manuscritos, o boneco do Francisco Louçã do Contra-informação, o cachimbo que aparece nos cartazes do Fernando Rosas, a Catarina Martins esculpida em barro de Estremoz ou uma escultura de Idalécio com o símbolo do Bloco . Quem tiver materiais que queira trazer-nos para completar a colecção do material exposto é muito bem-vindo.

A inauguração é no dia 30 de Abril às 18 horas com entrada livre e depois a exposição estará aberta ao público todos os dias até 16 de maio, das 10h às 20h, na Galeria Geraldes da Silva, na rua de Santo Ildefonso, 225 no Porto.

Veja abaixo algumas fotos e elementos da exposição

JN 6 de outubro de 1999

Escultura de Idalécio - 2018