Está aqui

Évora: Estudantes manifestam-se contra aumento das rendas

Esta quinta-feira, estudantes da Universidade de Évora fizeram um protesto contra a falta de quartos para estudantes e o aumento dos preços das rendas. Exigiram que o município e o governo levassem a cabo medidas que permitam minimizar o problema.
Fotografia de Paulete Matos
Fotografia de Paulete Matos

O protesto foi convocado pela Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE) e levou dezenas de estudantes à entrada dos Paços do Concelho. Os manifestantes foram recebidos pelo presidente do município, a quem entregaram um manifesto.

A diminuição dos quartos disponíveis é visível na lista de alojamentos que a AAUE faz todos os anos e que, este ano, não passou das 19 casas. As residências estudantis são também insuficientes, já que as 500 camas disponíveis não chegam sequer a dez por cento do número de alunos da Universidade.

Com o turismo, também os preços dos quartos aumentaram, tendo mais de duplicado em dois anos.

De acordo com a agência Lusa, o presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá, mostrou-se solidário, embora tenha frisado que as “as autarquias não dispõem de instrumentos que possam intervir de forma eficaz”.

Após a conclusão da terceira fase do concurso nacional de acesso à Universidade, a academia estima que o total de novos alunos ultrapasse os dois mil.

Termos relacionados Sociedade
(...)