Está aqui

Evo Morales convoca novas eleições

Um parecer desfavorável às eleições de 20 de outubro levou Evo Morales a anunciar que irá convocar novas eleições. Os membros do Tribunal Eleitoral também serão substituídos.

A decisão surgiu depois de a Organização dos Estados Americanos ter chumbado a forma como decorreram as eleições de 20 de outubro na Bolívia. “Decidi renovar todos os membros do Supremo Tribunal Eleitoral e convocar novas eleições gerais”, anunciou o presidente em conferência de imprensa, citado por fontes internacionais.

No discurso, Morales fez referência aos protestos que têm sido organizados na Bolívia perante as suspeitas de fraude eleitoral, afirmando querer “pedir para baixarmos toda a tensão”.

Nas eleições de outubro, Morales venceu com 47,07% dos votos. Carlos Mesa teve 36,51%. Com uma diferença de dez pontos percentuais, Morales foi eleito na primeira volta, algo histórico na Bolívia. Já Carlos Mesa apresentou uma queixa, que foi apreciada pela Organização dos Estados Americanos após uma auditoria.

A mesma organização concluiu que houve irregularidades nas eleições: “A equipa de auditores não pôde validar o resultado da presente eleição, e recomenda um outro processo eleitoral. Qualquer futuro processo deverá contar com novas autoridades eleitorais para poder levar a cabo eleições confiáveis”.

Desde essa altura, milhares de pessoas têm feito manifestações contra Evo Morales. O presidente da Bolívia já afirmou publicamente que, no âmbito desses protestos, as casas da irmã e de dois governadores foram incendiadas.

A apuração dos votos foi interrompida durante quase um dia inteiro, provocando acusações de fraude e desencadeando protestos.

Termos relacionados Bolívia, Internacional
(...)