Está aqui

Evergrande: Ações suspensas, construção ilegal e negócio imobiliário em risco

As autoridades locais de Danzhou ordenaram ao gigante da imobiliária que demolisse 39 edifícios em dez dias por violação das leis. A empresa continua a acumular dívida e teme-se o contágio de uma falência de dimensões inéditas. Mas não é a única. Um terço das imobiliárias chinesas estará a enfrentar problemas de liquidez.
Evergrande. Foto publicitária do grupo económico chinês.
Evergrande. Foto publicitária do grupo económico chinês.

A Evergrande, o mega-grupo imobiliário chinês que tem sido notícia pelas suas dificuldades financeiras que ameaçaram arrastar outras partes deste setor económico, voltou a ser notícia nesta segunda-feira. A venda das suas ações foi outra vez suspensa na Bolsa de Hong Kong.

Oficialmente não houve explicações para o sucedido para além de estar “pendente a divulgação de informação interna”. Mas a comunicação social chinesa ligou esta suspensão à decisão das autoridades de Danzhou, localidade da ilha Hainan, que deu dez dias à empresa para demolir 39 edifícios no resort Ocean Flower que ocupavam 435.000 metros quadrados e que estariam a violar “leis de planeamento urbano e rural”.

As ações da Evergrande perderam 89% do seu valor num ano. E esta acumulou passivos de cerca de 265 mil milhões de euros que não tem conseguido pagar. Voltou a falhar mais um pagamento na passada terça-feira, na ordem dos 225,48 milhões de euros, apesar de ainda ter um prazo de carência de mais 30 dias. E as agências de rating classificam 17,68 mil milhões de euros desta dívida como estando em incumprimento cruzado. 

Apesar disto, a direção da empresa tem tentado assegurar que está tudo bem. O seu presidente, Xu Jiayin, garantiu a semana passada que 91,7% dos projetos de construção nacionais em que a empresa está envolvida retomaram atividade, prometendo um “futuro brilhante”.

Vários analistas têm insistido no perigo de contágio da falência de uma empresa tão grande como esta. Mas a Evergrande está longe de ser a única empresa imobiliária chinesa envolvida numa crise de liquidez. Cerca de um terço das empresas do setor enfrentam problemas deste tipo. A Kaisa é outra delas e falhou um pagamento o mês passado, para além das suas ações também terem sido suspensas por duas vezes recentemente e do seu valor bolsista ter diminuído 75% num ano.

Termos relacionados Internacional
(...)