Eurostat revê em alta desemprego dos últimos quatro meses de 2010

01 de março 2011 - 14:07

Número avançado pelo Eurostat para período entre Setembro de 2010 e Janeiro de 2011 constitui um novo recorde da taxa de desemprego em Portugal – 11,2%. INE tinha anunciado uma taxa no último trimestre do ano passado de 11,1%.

PARTILHAR
Portugal regista a sexta taxa de desemprego mais elevada da zona euro. Foto de Paulete Matos.

Segundo o gabinete de estatísticas da União Europeia, nos últimos quatro meses do ano a taxa de desemprego em Portugal atingiu os 11,2 por cento, o equivalente a 619 mil desempregados, ao contrário do que indicava a anterior previsão avançada por este organismo, que apontava para 10,9 por cento de desemprego em Dezembro do ano passado.

Este número constitui um novo recorde relativo a dados do desemprego em Portugal, depois do INE ter anunciado que no último trimestre do ano passado a taxa de desemprego no país terá sido de 11,1 por cento.

Para Janeiro, o Eurostat prevê que a taxa de desemprego em Portugal tenha mantido o mesmo valor de Dezembro do ano anterior, o que implica um aumento de 0,7 pontos percentuais face ao período homólogo, sendo que o nosso país regista a sexta taxa de desemprego mais elevada da zona euro.

No primeiro mês do ano, a taxa de desemprego desceu, na zona euro e na UE, para 9,9 e 9,5 por cento, respectivamente.

Governo destaca a estabilização dos números do desemprego

Apesar de reconhecer que as taxas continuam altas, o secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional, Valter Lemos, preferiu destacar a estabilização dos números do desemprego em Janeiro face a Dezembro de 2010, parecendo desvalorizar o facto de se ter atingido um novo recorde da taxa de desemprego em Portugal.