Europeus juntam-se para obrigar a União Europeia a enfrentar a crise da habitação

Várias organizações da sociedade civil nos diferentes países europeus organizaram-se para lançar uma petição europeia que exige habitação para toda a gente. Em Portugal, a petição será apresentada na próxima terça-feira.
Fotografia de Paulete Matos

A Comissão Europeia já aceitou a Iniciativa de Cidadania Europeia que obrigará o parlamento europeu a apreciar uma proposta que terá de reunir um milhão de assinaturas.

No lançamento da petição em Portugal, estão confirmadas as presenças da USL - União dos Sindicatos de Lisboa, da AIL - Associação dos Inquilinos Lisbonenses, para além da Habita, da Morar em Lisboa e da Associação Austríaca de Defesa dos Serviços Públicos.

O lançamento da petição ICE - Casas para Toda a Gente, terá lugar no dia 28, terça-feira, às 14:30, com uma conferência de imprensa no salão nobre da Casa do Alentejo, em Lisboa.

“Em vários países europeus assiste-se a uma escalada de preços da habitação e à perda da casa por parte das famílias. A Comissão Europeia (CE) emite avisos sobre os processos especulativos, enquanto ao mesmo tempo os promove indirectamente através dos programas de apoio à regeneração urbana e ao turismo. Ao mesmo tempo, a habitação não é contemplada nos Fundos Estruturais nem de coesão social.  Por sua vez, a CE tem vindo a atacar a habitação pública e do terceiro sector nas cidades em que estas têm uma expressão mais significativa. Por outro lado, as plataformas digitais dedicadas ao alojamento turístico em habitação têm conseguido ganhos significativos junto das instâncias europeias. Estas políticas europeias, a par das políticas nacionais, criam, em praticamente todos os países da CE, uma grave situação de  especulação imobiliária e uma subsequente crise na habitação. Esta crise tem hoje uma grave expressão em algumas áreas do nosso país , conduzindo a um agravamento das condições de vida das famílias.”, pode ler-se num comunicado lançado pela Habita.

Esta Iniciativa de Cidadania Europeia está a ser levada a todos os países europeus para recolher um milhão de assinaturas a entregar na Comissão Europeia. O seus objetivos podem ser consultados aqui.

Em Portugal, a Associação Habita e o Movimento Morar em Lisboa visam juntar o maior número de organizações e coletivos, em todo o país,  no apoio e na promoção desta iniciativa.

Termos relacionados Sociedade