Está aqui

Eurodeputadas recebem Merkel com protesto

Deputadas do Bloco de Esquerda e colegas gregos, espanhóis, e também alemães exibem cartazes afirmando que a “Austeridade mata!” Marisa Matias e Alda Sousa vestiram-se de negro em apelo e solidariedade com as manifestações já previstas para o próximo dia 12 em Lisboa.
Marisa Matias e Alda Sousa no protesto

Angela Merkel esteve esta quarta-feira no Parlamento Europeu para participar na chamada Conferência de Presidentes – órgão composto pelo Presidente do Parlamento Europeu e pelos Presidentes de todos os grupos políticos, e hoje aberta à presença de todos os deputados europeus.

À sua espera esteve Marisa Matias e Alda Sousa, que promoveram uma ação de protesto junto dos seus colegas do Parlamento Europeu juntando vários deputados, entre eles portugueses, gregos, espanhóis, mas também alemães, e funcionários do PE, que receberam a chanceler alemã com cartazes onde se podia ler a frase: "Austerity Kills"

Em apelo e solidariedade com as manifestações já previstas para o próximo dia 12 de Novembro em Lisboa, as deputadas do Bloco de Esquerda vestiram-se de negro.

À passagem da chanceler alemã, os membros do GUE/NGL, silenciosos, ergueram os cartazes.

“Sabendo que a senhora Merkel também anda a fazer visitas de solidariedade, como ela chama – eu chamar-lhe-ia outra coisa –, à Grécia, a Portugal e, pelo meio, passou aqui pelo Parlamento, também quisemos recebê-la”, afirmou à Lusa Marisa Matias.

A eurodeputada disse que a ação de hoje teve como objetivo demonstrar o “descontentamento” que existe e, simultaneamente, dizer que “há alternativas” às medidas de austeridade.

“Pretendemos demonstrar, entre outras coisas, que esta casa [Parlamento Europeu] não fala a uma só voz. Há aqui grupo políticos, como é o caso do nosso, que têm procurado lutar contra estas medidas de austeridade e esta lógica de que não existe alternativa e temos apresentado alternativa”, acrescentou Marisa Matias.

A eurodeputada Alda Sousa afirmou, por seu turno, que é “importante que haja uma outra Europa que se levante e que diga que não é possível a política de impor aos países e aos governos medidas que só vão trazer recessão e pobreza, enquanto os empréstimos estão a servir para encher o bolso dos credores”.

Austeridade mata! | Merkel visita Parlamento e é recebida com protestos - 2012/11/07 (MM & AS)

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Política
Comentários (1)