Está aqui

EUA: Zika causa primeira vítima na zona continental

As autoridades de saúde pública dos Estados Unidos anunciaram o primeiro caso de morte na zona continental do país devido a infeção provocada vírus Zika que ocorreu este sábado no Estado do Utah.
Foto Divulgação

Em comunicado, os centros de controlo e prevenção federais de doenças referiram que foram “informados pelas autoridades de saúde pública do Utah da morte de um residente que desenvolveu uma infeção provocada pelo vírus Zika depois de ter viajado para uma zona onde a transmissão do vírus é ativa”.

Os centros referiram ainda que até à passada quinta-feira não tinha ainda sido detetado nenhum caso de infeção do Zika por transmissão ou picada de mosquitana parte continental do país, mas apenas nos seus territórios, com particular incidência em Porto Rico. onde em abril passado já se tinha registado uma morte.

Esta morte, eleva para dois o número de vítimas do vírus Zika que tem uma baixa incidência de mortalidade.

Refira-se que até à passada quarta-feira, estavam registados no país 1.132 casos de pessoas com infeção relacionada com Zika. Esses doentes contraíram a infeção após terem viajado para países onde a transmissão do vírus é ativa.

O vírus é sobretudo perigoso para as mulheres grávidas ou que estejam a pensar engravidar, uma vez que pode causar malformações cerebrais congénitas nos fetos.

Aquele país tinha registado até ao final do mês de junho, 30 casos de contaminação pelo vírus em mulheres grávidas e sete casos de nascimentos de crianças com malformações congénitas

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Zika, Ambiente
(...)