Está aqui

EUA: protesto acaba com derrube de estátua segregacionista

Um protesto em Durham na Carolina do Norte, organizado em solidariedade com os ativistas anti-racistas de Charlottesville, acabou com o derrube de uma estátua em memória dos soldados da Confederação Americana, um símbolo para os supremacistas brancos.
EUA: protesto acaba com derrube de estátua segregacionista na cidade de Durham, Estado da Carolina do Norte. Foto do site Workers.org.

Os manifestantes reuniram-se em frente do edifício do município de Durham, onde estava o Monumento ao  soldados confederados. A estátua colocada em 1924, retrata a figura de um soldado confederado do sul, que segura uma arma. Na estátua está gravado "Em memória dos rapazes que vestiam de cinza", numa alusão aos soldados que lutaram na guerra civil americana pelo sul segregacionista e escravocrata.

A estátua e outras colocadas no Estado da Carolina do Norte são alvo dos protestos, pois são usadas como símbolos nacionais para os membros das organizações de extrema-direita. 

Uma das ativistas subiu à estátua e declarou que "nós somos a revolução". Muitos dos manifestantes gritavam palavras de ordem contra Trump, contra o KKK (Klux Klux Klan) e contra os supremacistas brancos. 

 

Após os acontecimentos trágicos de Charlottesville, têm-se realizado muitas manifestações anti-racistas e anti-Trump. De Nova Iorque, ao Estado de Indiana e ao Estado da Califórnia, muitas pessoas têm saido à rua em protesto contra o presidente Trump e os supremacistas brancos. Muitas das marchas e manifestações prestam também homenagem à morte de Heather Heyer, ativista assassinada por um carro lançado contra a manifestação por um supremacista branco.

A acção de Durham teve até o apoio do governador da Carolina do Norte, Roy Cooper, que num tweet, escreveu: “O racismo e a violência mortal em Charlottesville é inaceitável, mas há uma maneira melhor de remover esses monumentos”, numa alusão ao resultado do derrube da estátua do soldado confederado.

Entretanto na página dos manifestantes anti-racistas de Durham pode ler-se o apelo para que “derrubem todas as estátuas supremacistas brancas”.

Na segunda-feira, em Gainesville, Estado da Florida, funcionários camarários retiraram a estátua confederada em memória da figura segregacionista "Old Joe". A estátua esteve por mais de 100 anos em frente de edifício da Câmara de Alachua. Após a reunião camarária, os deputados decidiram aprovar a remoção da estátua da frente do município, por não ser o local adequado tendo em conta  que é um espaço de domínio público. 

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Internacional
(...)