O movimento Women's March (https://www.facebook.com/womensmarchonwash/) convocou para esta quinta-feira um protesto que juntou milhares de pessoas, maioritariamente mulheres, que marcharam até ao Capitólio, em Washington.
A ação era dirigida contra a política anti-imigrantes de Donald Trump, contra as detenções e as separações das famílias migrantes. Segundo a Reuters, as manifestantes ocuparam um edifício do Senado, algumas mulheres que protestavam foram detidas.
Várias deputadas, senadoras e senadores, eleitos pelo partido democrático, participaram na marcha, criticaram a política da Casa Branca e apoiaram a ação de desobediência civil. As manifestantes gritaram “vergonha”, “vergonha”, “vergonha” junto ao hotel Trump International.
Thousands of women and allies have joined @womensmarch in the streets of Washington D.C. to launch #WomenDisobey to commit a mass act of civil disobedience to say #EndFamilyDetention and #AbolishICE pic.twitter.com/lZuM8UV6xQ
— Kyle O'Leary (@tkocreative) June 28, 2018
Segundo a ABC, durante a marcha foram gritados os slogans “We care” e “Abolish ICE”. O primeiro (“nós preocupamo-nos”) é uma referência crítica ao uso pela esposa de Trump de um casaco com a frase “eu não me preocupo”. O segundo, é a reivindicação do fim do ICE (o serviço de estrangeiros e fronteiras dos Estados Unidos).
Segundo a ABC, foram detidas cerca de 600 mulheres.
Women are being arrested by the hundreds in Congress demanding an end to the criminalization of immigrants. #EndFamilyDetention #AbolishICE pic.twitter.com/ns5KC4FRlV
— Women's March (@womensmarch) June 28, 2018
Segundo a ABC, o movimento Abolish ICE ganhou novos apoios e maior pujança, com as vitórias de alguns candidatos e candidatas nas primárias do partido Democrático da passada terça-feira. Citam o exemplo de Alexandria Ocasio-Cortez que ganhou as eleições em Queens, Nova York e que apoia o movimento contra o ICE. Cynthia Nixon, uma candidata progressista a governadora de Nova York e conhecida atriz de televisão, também apoia o movimento e considera o ICE uma “organização terrorista”.
ICE is a terrorist organization, and its egomaniacal leader is Donald Trump. Sign our petition to #AbolishICE: https://t.co/sZ3VF6lRhE https://t.co/qsB6XiJUJc
— Cynthia Nixon (@CynthiaNixon) June 22, 2018