Está aqui

EUA: milhares de obras entram no domínio público

O início do ano de 2019 marca a entrada no domínio público das obras norte-americanas produzidas no ano de 1923. É a primeira vez que tal acontece em 21 anos devido a uma extensão da lei de copyright pressionada pela Disney.
Montagem de Carlos ZGZ/Flickr

São milhares as obras norte-americanas, livros, músicas, quadros, poemas, fotografias e filmes, que entram este ano no domínio público. Nos próximos anos outros milhares se vão seguir. Isto porque expirou o copyright das obras produzidas em 1923.

A novidade é que a última vez que criações tinham entrado no domínio nos Estados Unidos foi há 21 anos. Uma extensão da lei norte-americana dos direitos de autor foi aprovada em 1998 para proteger os direitos sobre a versão original do rato Mickey. O primeiro filme com Mickey data de 1928 e a empresa procurava assim preservar os direitos de imagem sobre esta versão que ainda está longe da que se tornou mais famosa.

Há, por exemplo, filmes de Charlie Chaplin, Cecil B. DeMille e Buster Keaton incluídos nesta chegada ao domínio público.

Podem-se encontrar listas e sugestões destas obras aqui e aqui.

Termos relacionados Cultura
(...)