EUA discutem opção militar na Líbia

25 de fevereiro 2011 - 19:14

Fonte anónima ouvida pela CNN admite que está em estudo acção militar. Porta-voz do Pentágono admite que Obama está a discutir com aliados “várias opções para enfrentar todas as contingências”.

PARTILHAR
Segundo a CNN, há “um vigoroso debate dentro do governo sobre a possibilidade de envolver os militares" na crise líbia. Foto de US Army Africa

p { margin-bottom: 0.21cm; }

Uma fonte do Pentágono que pediu anonimato revelou à rede de TV CNN que o Departamento de Defesa dos EUA está a estudar todas as opções para lidar com a crise da Líbia. “Todas as opções” inclui a invasão militar, explica a rede de TV.

Confrontado com essa possibilidade, o porta-voz do Pentágono, coronel Dave Lapan, reconheceu que está em curso um prudente planeamento para enfrentar todas as contingências. “O presidente disse ontem que os Estados Unidos estão a discutir com os aliados e parceiros uma ampla gama de opções em relação à situação na Líbia. Mas não vamos discutir qual dessas opções específicas pode ser”, disse.

O secretário de imprensa da Casa Branca, Jay Carney, disse que a administração Obama está a avaliar um leque de opções para proteger os cidadãos americanos na Líbia e “obrigar o governo líbio a parar de atacar o seu próprio povo”.

Até agora, o Departamento de Estado não solicitou aos militares que ajudem na evacuação de civis da Líbia. Segundo a CNN, há “um vigoroso debate dentro do governo sobre a possibilidade de envolver os militares devido ao temor de poder causar novas provocações do regime líbio”.