Está aqui

EUA abandonam Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas

Saída do Conselho é justificada com a posição em relação a Israel. A decisão é oficializada quando os próprios E.U.A. estão a ser criticados por entidades de defesa de direitos humanos devido à separação de crianças migrantes das suas famílias.
EUA abandonam Conselho para os Direitos Humanos das Nações Unidas
Nikki Haley, embaixadora dos Estados Unidos da América na ONU. Foto de Daniel Huizinga/Flickr.

O secretário de Estado estado-unidense, Mike Pompeo, e a embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Nikki Haley, anunciaram em conjunto a saída do país do Conselho para os Direitos Humanos das Nações Unidas. O Conselho é “hipócrita” e “faz pouco dos direitos humanos”, afirmou Nikki Haley, que já em 2017 tinha acusado o órgão de ter um “viés crónico contra Israel”. 

Essa é também a opinião de Benjamin Netanyahu, que veio a público felicitar os Estados Unidos da América pela sua “decisão corajosa contra a hipocrisia e mentiras” deste órgão.

As Nações Unidas ainda não reagiram publicamente. Quando fora pedido ao porta-voz da ONU, Stephane Dujarric, uma reação à já espera saída dos Estados Unidos da América, este limitou-se a dizer que “o secretário-geral [António Guterres] acredita na arquitectura dos direitos humanos da ONU e na participação ativa de todos os Estados.”

A decisão de saída dos Estados Unidos da América surge num contexto em que o país está sob fortes críticas da comunidade internacional devido à separação de crianças migrantes dos seus pais na fronteira com o México.

Recorde-se que já em 2006 a administração de George W. Bush tinha boicotado este Conselho, também pelas suas posições face a Israel. Os Estados Unidos da América só voltariam a aderir em 2009, sob a presidência de Obama. 

Este é mais um corte entre a administração de Donald Trump e os acordos multilaterais - o presidente dos EUA já tinha retirado o país do Acordo de Paris sobre o clima e do acordo nuclear com o Irão.

Termos relacionados Migrações, Internacional
(...)