Estudo sobre paternidade na Europa apresentado no dia 19 de março

17 de março 2021 - 10:14

A Situação da Paternidade e do Cuidado na Europa" é título do estudo efetuado pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, por solicitação dos eurodeputados do Bloco de Esquerda no Parlamento Europeu. Este trabalho é apresentado online no dia 19 de março, às 14h00.

PARTILHAR
Estudo "A Situação da Paternidade e do Cuidado na Europa" é apresentado no dia 19 de março / Fotografia: imagem do evento

O estudo "A Situação da Paternidade e do Cuidado na Europa" foi elaborado por Caroline Ferraz Ignacio, Edinso Rafael Mosquera Ruiz, Ana Carolina da Cunha, Linda Cerdeira e Tatiana Moura, do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra. Este trabalho analisa as tendências na prestação de cuidados por homens na Europa, em especial no que se refere à paternidade, e aponta várias estratégias concretas para promover relações de género saudáveis e mais equitativas. 

Em declarações ao esquerda.net, a eurodeputada Marisa Matias afirma que “o caminho para chegar à igualdade de género vai muito além do espaço público e da regulação laboral. É um caminho que tem de passar por uma mudança estrutural no espaço privado e pela justa divisão do trabalho não remunerado. Este estudo sobre os padrões e o enquadramento legal da paternidade na Europa ajuda-nos a fazer esse caminho.”

José Gusmão afirma que este é “um estudo muito oportuno sobre uma realidade pouco discutida. O papel dos pais no cuidado dos filhos é uma parte crucial da luta por uma distribuição equitativa do trabalho doméstico, sem a qual a igualdade não existe, nem em casa, nem fora dela, no trabalho e na vida social. Mas é também uma luta pelo direito de cada criança a ter uma relação plena com ambos os pais.” 

O eurodeputado do Bloco acrescenta ainda que “o estudo mostra uma realidade em mudança, no plano dos hábitos e no plano da lei. Mas essa mudança não deve ser entendida como um dado adquirido ou uma inevitabilidade, em tempos de propostas neoconservadoras. Um envolvimento cada vez maior dos pais no cuidado dos filhos tem de ser entendido como um direito dos próprios, dos progenitores com quem partilham essa responsabilidade mas, acima de tudo, das crianças, que são a parte que tem de ser protegida em primeira instância. A lei deve proteger  esse triplo direito e apoiar ativamente essa transformação, fazendo escolhas que lhe abram caminho.”

O estudo "A Situação da Paternidade e do Cuidado na Europa" é apresentado no dia 19 de março, às 14h00, com transmissão na página de Facebook de Marisa Matias e conta com interpretação em língua gestual portuguesa. 

PROGRAMA:

Abertura: Marisa Matias, eurodeputada do Bloco de Esquerda

Apresentação do estudo: Tatiana Moura e Linda Cerdeira, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra

Comentários:
Gary Barker: Promundo Global Consortium
Carla Tavares: Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE)
Ritxar Bacete: Promundo Espanha
Andrea Santoro: Cerchio degli Uomini, Itália

Encerramento: José Gusmão, eurodeputado do Bloco de Esquerda 
Termos relacionados: Sociedade