Estudantes de Évora recusam garraiada

Em referendo, os estudantes da Universidade de Évora recusaram, por 61%, que a “garraiada académica” continue no programa oficial da queima das fitas. O Bloco de Esquerda de Évora saúda o referendo e congratula-se com a decisão.
61% dos votantes no referendo da AAUE rejeitaram a garraiada

No referendo, realizado nesta quarta-feira 22 de maio, houve 1.086 votos. À pergunta “deve a 'garraiada académica' continuar no programa oficial da queima das fitas?”, o Não obteve 667 votos, 61%, e o Sim 405, tendo havido 12 votos brancos e 2 nulos.

O referendo foi aprovado no passado dia 10 de maio, por voto secreto, numa Assembleia Magna da Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE) muito participada, com mais de quinhentos participantes. O referendo foi então aprovado por 308 votos a favor e 222 contra, depois de o referendo ter sido chumbado numa assembleia, com uma votação muito contestada por quem esteve presente.

Em comunicado, a Comissão Distrital de Évora do Bloco de Esquerda saúda o referendo “que permitiu aos estudantes da Universidade de Évora manifestar a sua opinião em relação a um evento que não era agregador, dividindo opiniões e causando um claro mal-estar entre a comunidade académica”. O documento congratula-se com a decisão do referendo, sublinhando que ela está “em linha” com que o Bloco sempre defendeu: “o fim de todo e qualquer apoio público e institucional a atividades que utilizem e explorem animais, causando-lhes sofrimento em troca do entretenimento humano”.

Bruno Martins, dirigente do Bloco de Esquerda de Évora, declarou na sua página no facebook:

“Diziam que em Évora seria impossível combater o lobby tauromáquico. Diziam que por cá os estudantes queriam a garraiada. Pois bem, o resultado do referendo foi claro: 61% a dizer não à garraiada, contra apenas 37% a favor. A garraiada até pode acontecer fora do programa da Queima das Fitas, mas institucionalmente a AAUE e a Universidade darão um passo em frente, rumo à modernidade, à dignidade e à humanidade. Orgulho!!!!”.

Notícia atualizada dia 23 de maio de 2018 às 11.30h.

Termos relacionados Animais, Sociedade