Está aqui

Este sábado há manifestações contra o racismo em cinco cidades portuguesas

Várias associações e coletivos apelam à participação nas manifestações contra o racismo, fascismo e violência policial, integradas na mobilização “Resgatar o Futuro, Não o Lucro”. Estão previstas manifestações para Lisboa, Porto, Coimbra, Braga e Viseu. Na Guarda haverá uma vigília no domingo.
Foto de John G. Mabanglo EPA/LUSA

As manifestações contra o racismo e a violência policial, em reação à morte brutal de George Floyd no passado dia 25 de maio, têm surgido por todo o mundo. Em Portugal estão marcadas duas manifestações para este sábado, em Lisboa e no Porto, que se juntam à convocatória das mobilizações “Resgatar o Futuro, Não o Lucro”.

Em Lisboa, a manifestação está marcada para as 16:45, junto ao Metro da Alameda. Em comunicado, os organizadores desta manifestação dizem que “os gritos de George Floyd, morto às mãos da polícia, ecoaram por todo o mundo, juntando-se aos de muitas pessoas negras que, de Minneapolis à Amadora e Bairro da Jamaica, sofrem a violência racista de Estado e a mais bárbara exploração capitalista”.

O SOS RACISMO estará presente na Alameda em Lisboa no próximo dia 6 contra a violência policial em Portugal e no mundo....

Publicado por SOS Racismo em Quarta-feira, 3 de junho de 2020

Esta mobilização “à escala global”, sai à rua para dizer “basta de racismo, fascismo e violência policial”. A mobilização irá juntar vários movimentos sociais, entre colectivos, iniciativas antirracistas, antifascistas e estudantis, como o SOS Racismo, o colectivo Consciência Negra e a Brigada Estudantil.

Em comunicado, o SOS Racismo recorda que, perto desta data, há 25 anos atrás, foi assassinado Alcindo Monteiro, no dia 10 de Junho de 1995.

Na cidade do Porto, a manifestação “Não ao racismo – concentração pacífica contra o racismo” terá lugar na Avenida dos Aliados, a partir das 18:30. Também aqui a mobilização se junta ao protesto marcado “Resgatar o Futuro, Não o Lucro” marcado para esta cidade.

Dia 6 de Junho as 18h30, todxs juntxs no Porto contra o racismo e o fascismo !!! O racismo está enraizado na cultura...

Publicado por Frente Unitária Antifascista em Quarta-feira, 3 de junho de 2020

Na convocatória os organizadores dizem que “o racismo é um problema de todos”, e “ uma sociedade só justa para alguns é uma sociedade falhada”. “O racismo está enraizado na cultura das sociedades ocidentais” na “brutalidade policial, profiling, boicote racista ao direito ao trabalho, habitação e lazer”, diz o texto que apela a uma mobilização pacífica contra o racismo.

Na cidade de Coimbra o "Protesto Anti-Racista" está marcado para as 17:30 na Praça da República. Os organizadores desta mobilização pretendem "protestar pacificamente neste dia e homenagear todas as vítimas, no sentido de reabrir a discussão deste tema (que tantas vezes é desvalorizado) e consciencializar as pessoas de que a discriminação racial é um dos maiores problemas da humanidade".  

Em Braga a manifestação "Vidas Negras Importam (Braga)" terá lugar na Avenida Central às 17h. Os organizadores afirmam sair à rua contra "um sistema que necessita de oprimir para se perpetuar". Em Viseu, a manifestação começará às 18h, no Rossio. Já na Guarda a vigília está convocada para domingo, dia 7, às 17h, no Parque Pólis.

Em todas as mobilizações os organizadores dos protestos apelam ao uso obrigatório de máscara, cumprindo as normas de saúde pública.

Termos relacionados Sociedade
(...)